Destaques - José Grisolia Filho
11 de Julho de 2018 às 14:03
Destaques - José Grisolia Filho

 R$ 200 milhões

A agência do Banco do Brasil em São Luiz Gonzaga dispõe de R$ 200 milhões  para aplicar em financiamento agrícola, através do Plano Safra 2018/2019. A informação é do gerente Ronaldo Ramos Martins, que também destaca o aumento de empresas que vão participar da “II Expo BB”, em frente a agência, dia 18 do corrente, quarta-feira próxima. Até o final do mês, em dias alternados,  a Expo BB será realizada junto as agências do Banco do Brasil em Santo Antônio das Missões,  São Nicolau, Roque Gonzales,  Caibaté, Bossoroca e Porto Xavier.

Rodizios

O Restaurante Chaplin vai realizar sexta-feira rodízio de pizzas e no sábado rodízio de filés. Mais informações no anúncio que é publicado na edição de hoje, na página de classificados.

Solidariedade

O dramático resgate das crianças tailandesas confinadas em uma caverna em seu país, mobilizou solidariedade em todo o mundo. Dos 90 mergulhadores que participaram da equipe que fez o resgate, 50 são oriundos de vários países, que se deslocaram à Tailândia movidos por um forte sentimento de solidariedade. E todo o mundo acompanhou o drama das crianças e do treinador dos “Javalis Selvagens”, como denominavam a equipe de futebol formada pelo grupo.

--------------------

Para entender o que aconteceu, é preciso saber que na Tailândia existem muitas cavernas e a visitação a esses locais faz parte da cultura local. Aconteceu que o grupo foi longe demais na incursão pela caverna e foram surpreendidos pela chuvarada que os obrigou a procurar um lugar seco, andando sempre para frente e assim ficando em local bem distante da entrada da caverna.  Na verdade, o grupo foi empurrado pela ameaça das  águas, crescentes e em forma de correntezas.

-------------------

As águas reservaram para o grupo apenas um pequeno espaço, onde ficaram aguardando ajuda. Só foram localizados quando a equipe de mergulhadores já era formada por voluntários de vários países do mundo. Um mergulhador tailandês morreu quando regressava do local onde os meninos aguardavam condições de  serem resgatados. Foi um erro de cálculo em relação ao volume de oxigênio disponível no tubo que carregava em suas costas. O oxigênio terminou em meio a travessia e o mergulhador perdeu a consciência, vindo a falecer quando era transportado para fora da caverna.

-------------------

É possível que esses meninos venham a sofrer do “mal das cavernas”, como refluxo das emoções sofridas na longa espera primeiro até serem localizados e depois para serem resgatados. Mas isso poderá ficar apenas no terreno da hipótese ou ser algo passageiro, que o tempo irá apagando. Neste momento, o maior legado foi a coragem e os gestos de humanidade e solidariedade  de todos os envolvidos, especialmente dos mergulhadores, que colocaram suas vidas em risco, na operação de salvamento das crianças, mas também de todos os que organizaram o aparato que permitiu o resgate seguro. Foi um episódio de muita grandeza que deve ter iluminado o mundo, porque colocou à vista de todos a força do amor à vida, da solidariedade e de tantos gestos de humanidade.   Da quase tragédia, resultou um exemplo de que as pessoas podem fazer prevalecer o bem e assim vencer o mal.  

Heloisa Amaral

A partir desta edição, Heloísa Amaral brindará os leitores nas edições das quartas-feiras com um resumo dos acontecimentos sociais da cidade, com sua máquina fotográfica.

Posse na ACI

A nova diretoria da ACI tomará posse durante jantar a ser realizado no Dia do Comerciante, segunda-feira próxima, no Espaço Messa. O novo presidente será o empresário Marcos Batista da Rosa, proprietária da Loja de Colchões Ortobom. Cada empresa associada recebe gratuitamente um ingresso para participar do jantar. Se a empresa decidir pela participação de um maior número de pessoas, deverá adquirir os demais na secretaria da ACI, na Galeria do Comércio, fone 3352-4500.

Insegurança Jurídica

O episódio ocorrido no TRF4, em Porto Alegre, domingo pasado, em que um desembargador de plantão, ao despachar habeas corpus requerido por três deputados federais do PT, concedeu a soltura do ex-presidente Lula, que cumpre pena em Curitiba. Essa decisão acabou sendo anulada depois de uma disputa jurídica interna dentro do TRF4, só cessando com a intervenção do presidente do Tribunal. Esse episódio colocou à vista a possibilidade de insegurança jurídica, que se estabelece através de episódios como o que tivemos domingo.

Novo associado

A ACI recebeu nova empresa em seu quadro associativo: Nina Enxovais, de Norma Josiane da Rosa, estabelecida na Avenida Senador Pinheiro Machado, ao lado da sede da OI.

Fundo Social

O Sicredi União destinou 2% de seu lucro anual, para serem aplicadas em ações em áreas da educação, saúde, meio-ambiente, segurança e entidades sociais. As agências locais do Sicredi já estão recebendo projetos de entidades locais, para serem incluídas no rol das beneficiadas. Para isso, será preciso atender uma série de condições, que estão publicadas na contracapa desta edição.

Dengue

O Comitê da Dengue vai se reunir nesta quarta-feira, dia 11 do corrente, às 10h, no Pelotão Ambiental da BM, junto ao 14º BPM, para discutir ações de combate ao mosquito da dengue. O presidente do comitê, Carlos Sidnei Ferreira,a informa que as reuniões mensais agora são realizadas  na segunda quarta-feira de cada mês e não mais na segunda-feira.

Toque Final

A loja Toque Final, de propriedade da arquiteta Roberta Flores, abriu  filial em prédio existente na Rua São João,  proximidades do trevo de acesso a BR-285. O produto em exposição nesse novo espaço da loja Toque Final é especialmente de móveis e acessórios para o lar. A matriz está localizada no edifício Movelândia, no centro da cidade.