Água termal: o que é, benefícios e como usar
10 de Outubro de 2018 às 16:37
Água termal: o que é, benefícios e como usar

 Provavelmente você já deve ter ouvido falar em água termal, não é mesmo? Esse produto já é o queridinho de muitas pessoas por conta de seus diversos benefícios para pele e cabelo.

 

O que é?

A água termal é proveniente de estações termais francesas de origens profundas que são naturalmente mais mineralizadas do que outras águas. Ela também é considerada bacteriologicamente pura desde a nascente e possui características físicas e químicas com propriedades terapêuticas para várias doenças, além do potencial hidratante.

De acordo com a dermatologista Luciana de Abreu, especialista da clínica Dr. André Braz (RJ), as águas termais são extraídas de fontes ou terrenos rochosos e profundos, às vezes até de rochas vulcânicas, onde atinge temperaturas elevadíssimas. "Ao passar por esses locais e por entre estas rochas, os minerais contidos nessas superciliares se desprendem e a água termal adquire características únicas na sua composição, que se torna enriquecida com vários oligominerais em concentrações elevadas", explica.

 

Diferença da água termal para água normal

A água termal é diferente da água comum por conter alta concentração de sais minerais e ser proveniente de fontes termais. "Os sais minerais mais encontrados são ferro, zinco, selênio, cálcio, potássio, cobre e silício", explica a dermatologista Fernanda Seabra.

Além disso, a água termal contém o pH neutro e alcalino, diferentemente da água que sai da torneira que tem o pH ácido.

Para que serve?

A água termal possui diversas propriedades e age como hidratante para pele e cabelos. Além disso, equilibra o pH da cútis e tem ação antioxidante que a protege contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Nas madeixas, garante maciez e brilho.

Muitos profissionais da saúde usam a água termal após procedimentos estéticos como o peeling, reduzindo coceiras e irritações na pele.

Segundo Emily Alvernaz, dermatologista da Clínica Goa (RJ), a água termal tem ação calmante, melhorando inflamações e irritações em peles sensíveis ou sensibilizadas por problemas como dermatite atópica, psoríase, eczemas, alergias, rosácea e assaduras.

Por conter diversos benefícios, o uso da água termal é indicado nas seguintes situações:

·         Após exposição solar em excesso

·         Depois da depilação

·         Depois de se barbear

·         Após atividade física ou exposição prolongada ao ar-condicionado ou frio intenso para reposição de sais minerais e desidratação.

 

Quem pode usar?

A água termal não possui nenhum tipo de restrição e pode ser usada em qualquer idade (seu uso é indicado, inclusive, para crianças) e em todos os tipos de cútis e cabelo. Para peles secas, sensibilizadas ou que apresentem dermatites é possível observar um efeito maior com o uso frequente.

Já para pessoas com pele oleosa, que geralmente não se dão bem com hidratantes, a água termal é uma ótima alternativa para manter a pele hidratada.

Como usar?

De acordo com a dermatologista Fernanda Seabra, a água termal pode ser usada várias vezes ao dia: ao acordar, antes de dormir, quando quiser revigorar a pele ou se refrescar. Basta borrifar a água a uma distância de 20 cm sobre a pele.

O ideal é utilizar após higienização da pele, antes dos hidratantes ou cremes de tratamento, segundo a dermatologista Luciana de Abreu.

"Para turbinar a absorção do produto e acalmar a pele exposta à água morna, borrife-a logo após o banho, ainda no vapor do banheiro", indica a especialista Emily Alvernaz.

 

Benefícios da água termal

Combate as espinhas: A acne tem um processo inflamatório intenso, e quando o tratamento do problema é associado à água termal, pode ajudar a combater seu aspecto eritematoso. Com isso, ao ser borrifada no local das espinhas, sua ação hidratante reduz a oleosidade, acelerando a cicatrização.

"As águas termais que possuem enxofre e zinco na composição, principalmente, têm efeitos benéficos no controle da oleosidade cutânea", destaca Luciana.

Diminui vermelhidão no rosto: A água termal tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, podendo amenizar a vermelhidão do rosto após procedimentos estéticos como microagulhamento, peelings e laser. Além disso, é indicada como adjuvante no tratamento de dermatites e assaduras.

Isso acontece porque ela é rica em selênio e silicato que acalmam a pele, sendo que sua ação anti-inflamatória reduz a vermelhidão e age como antioxidante natural, como explica Fernanda.

Tonifica a pele: Segundo Luciana de Abreu, a água termal pode ser usada como um tônico muito suave, reequilibrando a hidratação da pele e regulando a oleosidade de maneira bem sutil.

"Apesar da água termal não possuir propriedades adstringentes presentes na maioria dos tônicos, ela pode sim ser utilizada antes da aplicação do filtro solar ou da maquiagem e após sua remoção, principalmente em peles secas ou sensíveis para reequilibrar o pH da pele", diz Emily.

Prepara a pele e aumenta a duração da maquiagem: O ideal é borrifar a água termal antes de começar a maquiagem para preparar a pele, garantindo a hidratação necessária para receber os produtos seguintes. Quando usada sobre a maquiagem, a água termal ajuda na fixação de todos os itens, aumentando a aderência da make na pele.

Reduz olheiras: As propriedades hidratantes da água termal podem ajudar a melhorar o aspecto das olheiras. As especialistas recomendam colocar um algodão embebido com água termal na região por apenas cinco minutos, todos os dias. Essa técnica promove um efeito descongestionante e calmante para as olheiras - mas vale lembrar que esse não é o tratamento base, apenas uma ajuda.

Hidrata a pele tatuada: No período de cicatrização da tatuagem, a água termal ajuda a diminuir a coceira, vermelhidão e o edema no local recém-tatuado. O produto também é indicado durante e após a exposição solar. É importante frisar que a água termal não substitui o protetor solar, e sim potencializa a proteção.

Hidrata os cabelos: A água termal também é indicada para todos os tipos de cabelo. Seu poder de hidratação diminui o frizz e recompõe o brilho. Basta aplicar por toda a extensão dos fios, principalmente depois do banho, com os cabelos ainda úmidos.

 

Fonte: Blog Minha Vida