Consep de São Luiz Gonzaga divulga resultados
12 de Março de 2019 às 16:53
Consep de São Luiz Gonzaga divulga resultados

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Luiz Gonzaga, entidade que visa angariar fundos para auxiliar na manutenção dos serviços prestados pela Brigada Militar em São Luiz Gonzaga, torna pública as ações realizadas durante o ano de 2018 e projeta o ano de 2019.

 

Em 2018, a campanha realizada através da ação entre amigos conseguiu atingir seu objetivo, com a venda de todos os números disponibilizados. Os recursos foram investidos, principalmente, na manutenção da estrutura do quartel e manutenção da frota da BM em São Luiz Gonzaga. Também foram desenvolvidas parcerias com a finalidade de manter projetos específicos de atendimento ao público externo e interno da BM.
 
 
O Convênio firmado entre a Brigada e a Expo São Luiz foi executado em sua integralidade no início de 2018, com a reforma dos alojamentos da Brigada Militar e a substituição do sistema de armazenamento de água do Quartel. Foram investidos entre recursos do Convênio e recursos próprios do CONSEP, aproximadamente R$ 20.000,00, com a finalidade de recuperar um espaço destinado às acomodações dos militares.
 
 
O CONSEP também atuou como principal patrocinador dos Projetos Sociais da Brigada Militar na cidade. Cooptou junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente recursos (algo em torno de R$ 5.000,00) que foram aplicados na execução do PROERD, nas escolas estaduais e municipais. Ressaltando que a origem desses recursos são doações oriundas do Imposto de Renda, recursos esses que permanecem em nossa cidade, em forma de prevenção à drogadição e à violência.
 
 
Outra parceria de longa data e que se manteve em 2018, foi a colaboração estendida pela COOPATRIGO ao CONSEP, no sentido da manutenção do sistema de GPS (rastreamento veicular das viaturas) do 14º BPM. Esse sistema permite a localização instantânea de todos os veículos que estão sendo empregados no policiamento e a gestão desses recursos de forma eficiente e com eficácia.
 
 
Para 2019, o CONSEP já está com a sua campanha de doações da comunidade, através da ação entre amigos que está na sua 19ª edição. Além disso, já estão em andamento, projetos que irão garantir a manutenção dos Projetos Sociais do 14º BPM, do Sistema de GPS e a continuidade da revitalização das instalações da Brigada Militar em São Luiz Gonzaga.
 
 
Junto ao COMDICA já tramitam, em fase de liberação dos recursos, os projetos para manutenção do PROERD e PM Mirim para o ano de 2019. A COOPATRIGO irá repassar o valor referente ao primeiro semestre de 2019 para a manutenção do sistema de GPS, sendo que ainda o CONSEP buscará um parceiro para que o sistema possa ser mantido no segundo semestre. Também já foram aplicados pelo CONSEP, os recursos oriundos de Projeto encaminhado junto à Vara de Execuções Criminais da Comarca de São Luiz Gonzaga nas instalações da Brigada Militar.
 
 
Em 2019, haverá outra possibilidade de financiamento dos investimentos locais na área de segurança pública. Já está em vigência e regulamentada a Lei de Incentivo à Segurança Pública no RS, que permite às empresas repassarem diretamente à BM local, equipamentos, no montante de até 5% do valor a ser pago a título de ICMS. (Fonte – 14º BPM)