Testada aqui pavimentação de ruas com concreto usinado e fibra de polipropileno
03 de Abril de 2019 às 16:50
Testada aqui pavimentação de ruas com concreto usinado e fibra de polipropileno
Pavimentação com concreto dá outra visão à Rua Hipólito Ribeiro

 

A pavimentação das ruas de São Luiz Gonzaga poderá ser feita, a partir de agora, de concreto usinado com fibra de polipropileno. Essa novidade chegou quarta-feira aqui, através da Hipertex, empresa que trabalha na produção de concreto para aplicação na construção de prédios. Uma experiência foi feita quarta-feira pela manhã, em uma quadra da Rua Hipólito Ribeiro, no trecho que dá acesso a Vila Marcos, logo depois da Escola Gustavo Langsch -Polivalente. A obra foi abastecida por dois caminhões betoneiro da Hipertex, onde o concreto com fibra de polipropileno era preparado, em revezamento, para que a matéria-prima chegasse sem interrupção até o local da obra.

A ‘cancha’ teve uma preparação padrão: limpeza, marcação das margens, cobertura da base da rua com pó de pedra, colocação de lona preta em toda a área a ser pavimentada, para controlar o nível da umidade, estrutura com barras de ferro em pontos considerados sensíveis da rua, face o desnível do calçamento com pedra irregular e, finalmente, o banho com concreto usinado acrescido de fibra de polipropileno. Nessa úlima etapa da pavimenação, trabalhadores espalhavam o material de cobertura à medida em que os caminhões betoneiros faziam a entrega do material, através de esteiras ligadas às carrocerias dos caminhões. À medida em que o concreto chegava ao piso da rua, operários o espalhavam, de forma a fazer uma cobertura observando cuidadosamente os níveis a serem mantidos: o ponto mais alto no centro da rua, com leve inclinação na direção das duas margens, fazendo compensações no uso do concreto, onde o desnível na base do calçamento exigia.
 
 
Esse trabalho iniciou pela manhã e encerrou à tarde. E sábado pela manhã, o trecho será aberto para o trânsito de veículos, como informou o engenheiro Marcos Vinicius do Prado, que integra o quadro de servidores do Município. A pavimentação dessa quadra na Rua Hipólito Ribeiro, em trecho conhecido por ser problemático, porque o calçamento está cheio de ondulações, teve o sentido de fazer um teste do modelo de pavimentação oferecido e assim medir sua eficiência.
 
 
O proprietário da Hipertex, Leonardo de Moura, revelou que o eng. Marcos Prado é um dos entusiastas desse modelo de pavimentação, porque oferece mais durabilidade que o asfalto, é mais barato e a manutenção é mínima. Leonardo revelou que proprietários rurais já se valem desse sistema para fazer ligações rodoviárias nas propriedades, desde a porteira. Em outras regiões do Estado, esse sistema já está sendo usado largamente. Acompanharam os trabalhos de pavimentação com concreto, o prefeito Sidney Brondani e o vice-prefeito, Mário Trindade, o vereador Paulo Cesar Trindade Garcia e também o engenheiro João Venquiarutti, que integra a área técnica de obras da Prefeitura de São Luiz Gonzaga.