“A Trajetória da Arqueologia no RS” em exposição no Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga
10 de Abril de 2019 às 17:18
“A Trajetória da Arqueologia no RS” em exposição no Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga
Abertura da exposição contou com palestra do professor André Luiz Ramos Soares

Até o dia 5 de maio, está à disposição da comunidade de São Luiz Gonzaga e região, o projeto itinerante “A Trajetória da Arqueologia no Rio Grande do Sul”. A exibição foi instalada no Museu Arqueológico, localizado junto ao Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro, e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. 

 

A abertura do projeto ocorreu na terça-feira (9), com a participação de professores, alunos e autoridades, entre elas, o prefeito Sidney Brondani. O primeiro dia de exposição contou com palestra do coordenador do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA) do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria, professor e doutor André Luiz Ramos Soares. De forma descontraída, o palestrante explicou aos estudantes o que é a arqueologia, como o trabalho é realizado pelo arqueólogo e a importância do trabalho, o qual resgata a história de locais e civilizações por meio de peças remanescentes da época.
 
 
A Secretaria de Turismo e Cultura agradece a presença de todos que prestigiaram a abertura do projeto “A Trajetória da Arqueologia no RS” em São Luiz Gonzaga. A pasta também agradece a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Jose Antonio Flach Werle; do comandante do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB), tenente-coronel Rodrigo de Carvalho Bernardo; do presidente do COMTUR, Carlos Sidnei Ferreira; da diretora da URI São Luiz Gonzaga, Dinara Bortoli Tomasi; do representante do Instituto Histórico e Geográfico, Anderson Schmitz; do representante da 32ª CRE, Ricardo Ferreira; representantes do DN Carlos Bastos do Prado; alunos e professores da Escola Centenário, que participaram da atividade.
 
 
HORÁRIOS
O público pode visitar a exposição no Museu Arqueológico de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 11h30min e das 13h30min até às 17 horas. As visitas também podem ser realizadas aos sábados e domingos, mediante agendamento com a chefe do Setor de Cultura, Irene Borges Notarjácomo ou com Marli Weis, atendente do museu. Informações pelos números (55) 9 9705-3612 ou (55) 3352-4517 - solicitar a Biblioteca Municipal. 
 
 
(Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga)