O Tênis ganhou público de várias gerações em São Luiz Gonzaga‌

  • 2 de junho de 2023
Memória - Ferreira e Botesele

Numa das primeiras versões da Praça da Matriz, uma quadra para a prática do tênis era um dos equipamentos permanentes do nosso principal logradouro. Isso ocorreu na década de 1930. Mas foi na segunda metade do século passado que o tênis se expandiu aqui. E a matriz dessa ação foram as duas quadras implantadas na Vila Militar dos Oficiais. Os tenistas eram oficiais do Regimento Dragões do Rio Grande e alguns poucos civis residentes na cidade, entre os quais citamos o médico Lourivaldino Furtado, que todas as semanas reservava horários para jogar. Até mesmo torneios com tenistas de outras cidades foram aqui realizados, atraindo o público para acompanhar as disputas.

Quando jovens começaram a frequentar a quadra de tênis da Vila Militar, os atletas foram crescendo em número e, naturalmente, isso repercutiu na cidade. Isso determinou que sociedades locais implantassem em suas sedes quadras de tênis. A Sociedade Atlética São Luiz, o “Rancho”, foi uma das primeiras a implantar quadras de tênis em sua sede e, com isso,ganhou dezenas de novos associados que desejavam praticar esse esporte. Depois foi a vez da AABB implantar quadras para a prática do tênis. E, em seguida, outros clubes fizeram o mesmo, popularizando o esporte em nosso meio.

Com isso, torneios e campeonatos estavam sendo realizados na cidade e até mesmo visitantes vinham a São Luiz Gonzaga para competir com equipes locais.

Em seguida a expansão de tênis passou por uma parada, mas se consolidou como um dos esportes mais praticados aqui. As quadras da Vila Militar continuam frequentadas e o “Rancho” mantém um quadro associativo que pratica o tênis diariamente, onde está disponível uma excelente estrutura para a prática desse esporte. Os tenistas têm inclusive dependências destinadas aos tenistas, para encontros de congraçamento das famílias dos tenistas.

O tênis, com certeza, está consolidado em São Luiz Gonzaga.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…