Numa das primeiras versões da Praça da Matriz, uma quadra para a prática do tênis era um dos equipamentos permanentes do nosso principal logradouro. Isso ocorreu na década de 1930. Mas foi na segunda metade do século passado que o tênis se expandiu aqui. E a matriz dessa ação foram as duas quadras implantadas na Vila Militar dos Oficiais. Os tenistas eram oficiais do Regimento Dragões do Rio Grande e alguns poucos civis residentes na cidade, entre os quais citamos o médico Lourivaldino Furtado, que todas as semanas reservava horários para jogar. Até mesmo torneios com tenistas de outras cidades foram aqui realizados, atraindo o público para acompanhar as disputas.
Quando jovens começaram a frequentar a quadra de tênis da Vila Militar, os atletas foram crescendo em número e, naturalmente, isso repercutiu na cidade. Isso determinou que sociedades locais implantassem em suas sedes quadras de tênis. A Sociedade Atlética São Luiz, o “Rancho”, foi uma das primeiras a implantar quadras de tênis em sua sede e, com isso,ganhou dezenas de novos associados que desejavam praticar esse esporte. Depois foi a vez da AABB implantar quadras para a prática do tênis. E, em seguida, outros clubes fizeram o mesmo, popularizando o esporte em nosso meio.
Com isso, torneios e campeonatos estavam sendo realizados na cidade e até mesmo visitantes vinham a São Luiz Gonzaga para competir com equipes locais.
Em seguida a expansão de tênis passou por uma parada, mas se consolidou como um dos esportes mais praticados aqui. As quadras da Vila Militar continuam frequentadas e o “Rancho” mantém um quadro associativo que pratica o tênis diariamente, onde está disponível uma excelente estrutura para a prática desse esporte. Os tenistas têm inclusive dependências destinadas aos tenistas, para encontros de congraçamento das famílias dos tenistas.
O tênis, com certeza, está consolidado em São Luiz Gonzaga.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030