• 29 de setembro de 2023

Muita paciência – A Corsan está atendendo a mais importante reivindicação de São Luiz Gonzaga, que é a implantação da rede de coleta do esgoto sanitário da cidade. Há mais de 50 anos essa obra foi aguardada, deixando nossa cidade sem um fator fundamental de qualidade urbana, com evidente prejuízo na natural competição entre as cidades, pelos investimentos da indústria e do comércio, ação das grandes empresas ao ampliarem suas áreas de atuação. Além desse fator, que abre espaço também para o mercado de trabalho, a rede de coleta do esgoto sanitário significa saúde mais segura para toda a população. Em nome desses benefícios, precisamos ter muita paciência durante o período de obras do esgoto na cidade. A abertura de valos nas ruas, para implantar o esgoto, deixa sequelas na pavimentação e causa desconforto pela poeira. Tudo isso será resolvido, mas o Poder Público precisa de tempo para repor toda a pavimentação. Por isso, em nome do benefício que estamos recebendo, é preciso dar um tempo e aguardar o melhor que vem aí.

Expo São Luiz – Desde quarta-feira a Expo São Luiz atrai milhares de visitantes. Instalada no Parque de Exposições do Sindicato Rural, o evento dispõe de uma estrutura excepcional para receber o público e oferecer mais de 30 atrações a cada dia, desde quarta-feira até domingo. Nesta edição, o ingresso gratuito no parque de exposições tem dias e horários marcados. Destaque para o Manancial Cultural, com uma superestrutura para receber fantásticas novidades. Também desponta como forte atração, o pavilhão da agricultura familiar, que está surpreendendo o público com produtos de muita qualidade. Entre tantas novidades, lembramos do deck, que passa a ser estrutura permanente do parque de exposições, para fazer fotos da cidade.

Cumprimentos – É preciso agradecer a dedicação de todos os conterrâneos que integraram as equipes formadas para a montagem da Expo São Luiz. Foram três anos de trabalho, com uma sucessão de reuniões, a fim de atender todas as necessidades de um evento de excepcional grandeza. Esta edição da Expo São Luiz, em função da pandemia da Covid-19, teve um intervalo maior em relação à anterior, realizada em 2019. Foi necessária muita firmeza da comissão organizadora para não cair no desalento. Esse grupo nunca deixou de se reunir, de projetar iniciativas e de criar novidades para enriquecer a programação. O presidente Marcos Batista da Rosa soube segurar o grupo e manter o entusiasmo de todos, para que a construção da Expo São Luiz 2023 seja o sucesso que todos já estão testemunhando.

Desordem climática – O clima está desorganizado, porque suas referências foram rompidas. É como um motor, basta um parafuso quebrado, ou um vazamento na rede de lubrificação, para descalibrar o seu funcionamento. É o que estamos vivenciando. Neste momento, a notícia mais importante dos meios de comunicação é sobre o clima, para se saber como será o dia seguinte. Ondas de calor e frio se alternam no mesmo dia, chuvas intensas dão espaço para o sol, temporais e ventos fortes podem ocorrer a qualquer momento. É como um diversificado prato de comida, temos tudo, de uma vez só. Somos os maiores interessados no controle climático, mas ainda precisamos saber o que devemos fazer para contribuir para pelo menos evitar que o problema aumente ou que se reduza, mesmo que lentamente.

Reduflação – Chega uma palavra nova para o nosso cotidiano, a “reduflação”. Essa palavra identifica a solução adotada pelas indústrias de alimentos e produtos de uso contínuo necessários em nossas casas. A reduflação significa manter os preços dos produtos, mas reduzindo a quantidade, na mesma embalagem. É uma falsa estabilidade nos preços, porque diminui a quantidade do produto adquirido. Os mais atentos já tinham percebido essa mudança, mas a maioria só está sabendo porque o comentário é grande nos corredores dos mercados.

Saque aniversário – Com risco baixo, o governo está antecipando até 12 anos o “saque aniversário” na conta do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O objetivo é criar meios para a população pagar suas contas e ficar em dia para novas compras.

Terço das Mil Ave Marias – Neste sábado, 30 de setembro, será rezado, das 13h às 17h, no Santuário da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, o Terço das Mil Ave Marias. O objetivo é pedir graças aos moradores de São Luiz Gonzaga. Este ato religioso é aberto a todos e a permanência é pelo tempo que desejarem.

+++++

Para colocar no centro da coluna

Juro cai – A Selic caiu 0,5% e agora está fixada em 12,75%. Se tudo correr bem, o Copom vai continuar reduzindo meio ponto percentual nas próximas reuniões do órgão, até o final do ano. E prosseguir durante todo o ano seguinte. Mas isso vai exigir uma administração muito austera para segurar as pontas e não deixar a regra cair fora do prumo.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…