18 de outubro – Dia do Médico

  • 21 de outubro de 2023
white-coat-syndrome-anxiety

Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, a data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais.

Os médicos podem ser generalistas, que atuam em Clínica Geral e Saúde da Família, ou especialistas, quando são peritos em alguma área. São exemplos de médicos especialistas: endocrinologista, cardiologista, otorrinolaringologista, ginecologista, obstetra, pediatra e etc.

Esta data foi escolhida para celebração por causa do Dia de São Lucas, o padroeiro dos médicos. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.

Qual é a origem da Medicina?

A História da Medicina está ligada às primeiras civilizações. Ainda que antes pudéssemos encontrar práticas voltadas para lidar com ferimentos e doenças, como a trepanação craniana — que conta com registros de mais de 10 mil anos atrás — o primeiro documento sobre a atuação de um médico surge com a formação de sociedades organizadas.

É comum, por exemplo, atribuir à medicina egípcia o título de mais antiga do mundo. Nesse sentido, o primeiro médico da história seria Imhotep (2655 a.C. – 2600 a.C.), que deixou um tratado com 48 casos médicos, organizados em secções, como diagnóstico e possibilidade de tratamento, no papiro de Edwim Smith.

Outro fato relevante é que a atuação do médico já era regulamentada no primeiro Código de leis que se tem registro. A legislação criada pelo Rei Hamurabi entre 1792 a.C. e 1750 a.C. previa obrigações, como o pagamento em caso de cura de doenças dos olhos e feridas graves, assim como a responsabilidade em caso de insucesso do tratamento que punia o médico amputando suas mãos.

Vale ressaltar que a Medicina não se inicia em um único local. No Oriente, por exemplo, existe registro do primeiro livro com práticas de medicina chinesa, notadamente a acupuntura, no livro Nei Ching do imperador Huang Ti, que viveu no período entre 2.698 a.C. a 2.598 a.C. Na prática, diversos povos, como egípcios, chineses, babilônios, hebreus e hindus, tiveram práticas ligadas à medicina, nascidas nos anos em que se tem os primeiros documentos.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…