2024 será de comemoração ao centenário de Jayme Caetano Braun

  • 12 de janeiro de 2024
Arquivo_-_Assessoria_de_Imprensa

O ano de 2024 será de celebração ao centenário de nascimento do grande pajador, Jayme Caetano Braun. No dia 29 de dezembro, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, realizou a assinatura do decreto nº 7.220/2023, o qual instituiu o ano de 2024 como Centenário de Jayme Caetano Braun.

O ato também contou com a participação dos vereadores Rose Grings e João Iuri de Oliveira; do presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidinei Ferreira, representando a secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli; e da servidora da Secretaria da Administração – responsável pelos serviços legislativos – Claudia Lago.

A publicação tem como objetivo “divulgar e promover a imagem, a vida, a história e os fatos que protagonizou e as contribuições de Jayme Caetano Braun, com eventos durante o ano de 2024; preservar e difundir a memória e a história do artista, visando a promoção da cultura e do turismo, compondo um roteiro para realização de diversos eventos que acontecerão em comemoração ao centenário de seu nascimento; e homenagear a memória de Jayme Caetano Braun, ícone da cultura gaúcha, […] sendo considerado o patrono do Movimento Pajadoril no Brasil”.

Na ocasião, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, ressaltou a importância de celebrar o centenário do pajador. “A nossa terra missioneira é repleta de artistas e Jayme Caetano Braun é a inspiração da maioria deles. O ano de 2024 será de celebração em reconhecimento a trajetória de El Pajador e esperamos contar com o apoio da comunidade para prestar essa grandiosa homenagem, a altura do grande poeta”, afirmou.

Jayme Caetano Braun nasceu em 30 de janeiro de 1924, na localidade de Timbaúva, à época, 3º distrito de São Luiz Gonzaga. Durante a carreira, foi o autor de diversas pajadas, poemas e canções, ressaltando o Rio Grande do Sul, a vida campeira, os modos, saberes e fazeres gaúchos e da região das Missões. As atividades comemorativas estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC), com apoio do COMTUR; Conselho Municipal de Cultura e entidades culturais e artísticas de São Luiz Gonzaga.

 

Texto e fotos: Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…