25 de outubro – Dia Nacional do Dentista

  • 21 de outubro de 2023
GettyImages-1088970582-scaled

O Dia Nacional do Dentista é comemorado anualmente no dia 25 de outubro. A data homenageia o profissional que cuida da saúde bucal ao, por exemplo, combater doenças, fazer extrações, restaurações, próteses, cirurgias e limpezas dentárias.

Por tudo isso, em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, dia que recorda a criação do curso de Odontologia no país através do Decreto nº 9.311, de 25 de outubro de 1884.

Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista.

Qual a história da Odontologia?


Registros que datam de 3.700 A.C. mostram que algumas civilizações antigas se interessavam pelas enfermidades e procedimentos odontológicos. Alguns manuscritos egípcios encontrados descrevem condições como dores de dente e feridas gengivais.

Nesse sentido, o documento mais antigo que relata um procedimento cirúrgico odontológico, foi encontrado na Mesopotâmia, região situada no atual Iraque. A evidência mostra uma intervenção cirúrgica realizada em uma mandíbula.

O procedimento foi feito abaixo das raízes do primeiro molar e apresenta duas perfurações, o que indica a drenagem de um abscesso dentário, procedimento comumente realizado na odontologia moderna.

A partir do ano de 1423, a história da odontologia conta que alguns barbeiros ficaram famosos por praticarem procedimentos odontológicos, como por exemplo, a extração de dentes. Olivier Le Daim foi um dos barbeiros que alcançaram cargo de destaque, oferecendo tais serviços. Ele ocupava um lugar de destaque na corte do rei Luis XI.

Mas, foi em outro reinado que os primórdios da odontologia como a conhecemos, se iniciou. Isso porque, o cirurgião Jean Pitard conseguiu convencer o rei Felipe IV de cessar o direito dos barbeiros de praticarem qualquer intervenção cirúrgica. Para exercerem tal função, passou a ser necessário se submeter a um exame de habilitação.

Quem é o Pai da Odontologia?


Após a publicação da obra “Tratado dos dentes para os cirurgiões dentistas” no século XVIII, o autor Pierre Fauchard foi considerado pela história da odontologia como o pai da odontologia.

Pierre-Fauchard.jpg

Isso porque a sua obra proporcionou um enorme salto para a ciência bucal. Pois abrange pontos importantes como anatomia e fisiologia odontológica, além de apresentar a piorréia alveolar, uma doença periodontal que acabou recebendo o nome de “Enfermidade de Fauchard”.

Pierre criou e popularizou o termo cirurgião-dentista. Ele também criou o “pivô”, além de ter sido o pioneiro no desenvolvimento de dentaduras. Contudo, um dos seus maiores feitos foi o reconhecimento da importância da saúde bucal para a saúde como um todo.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…