89 anos de A Notícia

  • 21 de julho de 2023
Memória 21 07

Memória

Este é o mês do 89º aniversário de A NOTÍCIA

Legenda: Esta foi a primeira impressora offset utilizada na impressão de A NOTICIA

ARQUIVO impressão offset

No dia 29 de julho o jornal A NOTÍCIA vai completar 89 anos de circulação. Essa história iniciou em julho de 1934, quando a Empresa Gráfica Porto Seguro, de José Grisolia, iniciava atividades. Essa era a denominação da empresa gráfica que durante vários anos fez a impressão deste jornal, valendo-se dos recursos da época: a máquina impressora tinha capacidade para imprimir uma página por vez. O material gráfico também era limitado, apenas o necessário para fazer uma página. Desta forma, a impressão de uma edição de apenas quatro páginas passava por um trabalho enorme. Naquele tempo, os tipos eram móveis e, para formar palavras e textos, era preciso reunir as peças que tinham um cabeçote com o recorte da letra. Essas peças eram muito pequenas e reunidas para formar palavras em um aparelho chamado “componedor”, onde o tipógrafo ia juntando letra por letra para formar palavras e compor o texto inteiro.

A Empresa Gráfica Porto Seguro trabalhava de segunda a quarta-feira fazendo serviços gráficos solicitados pelos comerciantes da época. E de quinta-feira até o amanhecer de domingo na composição das quatro páginas que constituíam cada edição do jornal. A impressão era feita em quatro tiragens, uma para cada página. Encerrada a impressão, todo o material gráfico era distribuído nas caixas, que tinham recortes para cada letra, as mais usadas com espaços maiores. A cada encerramento de impressão de uma página, iniciava a confecção da seguinte, até chegar à última página, que sempre era a capa do jornal, para oferecer aos leitores as notícias mais recentes.

A impressão de cada edição sempre terminava quando a madrugada de domingo terminava. Então era feita a dobra do jornal, para ser entregue aos assinantes, o que ocorria nas primeiras horas das manhãs de domingo.

Ao longo desses 89 anos, A NOTÍCIA nunca deixou de circular. As limitações eram incríveis. Nos primeiros anos a máquina impressora do jornal funcionava com tração humana, porque não tínhamos energia elétrica. O “Tio Paulo”, figura popular da cidade, movimentava a máquina, a partir de um braço instalado na grande roda a partir da qual a máquina era movimentada para fazer o processo de impressão, através de tração humana. Só alguns anos depois o equipamento gráfico da Empresa Gráfica Porto Seguro conquistou o benefício da energia elétrica, o que marcou excepcional índice de crescimento à empresa.

O Jornal A NOTÍCIA, desde março de 2022, é dirigido pelo empresário Vinicius Chollet, atual proprietário deste veículo de comunicação.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…