Memória
A Banda do 4º RCB atuou em eventos oficiais e também em festas da comunidade
O Regimento Dragões do Rio Grande (4º RCB), cumprindo sua missão de proteger regiões de fronteira, instalou-se em São Luiz Gonzaga na primeira década do século 20. Diante desse compromisso, se fez presente em várias regiões de fronteira no Rio Grande do Sul e também em outros estados. Ao instalar-se aqui, ocupou o prédio da Escola mantida pelo padres jesuítas, localizada ao lado da Igreja Matriz, em terreno atualmente desocupado, onde funcionou um hotel e uma empresa que atuava na venda de veículos e equipamentos agrícolas. Naquela época, a nova Igreja Matriz estava em construção e consta que pedras do colégio em fase de demolição, formaram os alicerces da Igreja atual. Como a população não tinha conhecimento do valor histórico do colégio, não interviu. Limitou-se a olhar, sem atitudes para evitar o que estava acontecendo. Os atos religiosos ocorriam em Igreja situada ao lado (no terreno onde foi construído o atual Salão Paroquial).
Vida que segue, o governo federal determinou a construção do quartel do 4º RCB na zona norte da cidade, onde até hoje é ocupado pelo Exército.
Com a chegada do efetivo do Regimento Dragões do Rio Grande, foi formada uma banda, para animar eventos oficiais. Para isso, foram identificados os militares com vocação musical, para formar a banda, que atuava também em eventos civis, como registra a foto cedida pelo Instituto Histórico e Geográfico. (IHG-SLG).
Legenda: A foto mostra os componentes da Banda Militar, com roupas civis, pronta para animar festa da comunidade de São Luiz Gonzaga.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030