A Banda do 4º RCB atuou em eventos oficiais e também em festas da comunidade

  • 6 de outubro de 2023
Sem título-1

Memória

A Banda do 4º RCB atuou em eventos oficiais e também em festas da comunidade

O Regimento Dragões do Rio Grande (4º RCB), cumprindo sua missão de proteger regiões de fronteira, instalou-se em São Luiz Gonzaga na primeira década do século 20. Diante desse compromisso, se fez presente em várias regiões de fronteira no Rio Grande do Sul e também em outros estados. Ao instalar-se aqui, ocupou o prédio da Escola mantida pelo padres jesuítas, localizada ao lado da Igreja Matriz, em terreno atualmente desocupado, onde funcionou um hotel e uma empresa que atuava na venda de veículos e equipamentos agrícolas. Naquela época, a nova Igreja Matriz estava em construção e consta que pedras do colégio em fase de demolição, formaram os alicerces da Igreja atual. Como a população não tinha conhecimento do valor histórico do colégio, não interviu. Limitou-se a olhar, sem atitudes para evitar o que estava acontecendo. Os atos religiosos ocorriam em Igreja situada ao lado (no terreno onde foi construído o atual Salão Paroquial).

Vida que segue, o governo federal determinou a construção do quartel do 4º RCB na zona norte da cidade, onde até hoje é ocupado pelo Exército.

Com a chegada do efetivo do Regimento Dragões do Rio Grande, foi formada uma banda, para animar eventos oficiais. Para isso, foram identificados os militares com vocação musical, para formar a banda, que atuava também em eventos civis, como registra a foto cedida pelo Instituto Histórico e Geográfico. (IHG-SLG).

 

Legenda:  A foto mostra os componentes da Banda Militar, com roupas civis, pronta para animar festa da comunidade de São Luiz Gonzaga.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…