O suíço Hans Ruedi Giger, nascido em 05/02/1940 e falecido em 12/05/2014, foi um artista ligado a artes plásticas, pinturas, esculturas e designer gráfico, com temas ligados ao surrealismo e à arte fantástica, e ficou bem conhecido por inspirar o design das criaturas da franquia “Alien”. Porém, também teve uma conexão forte com a música e sua arte pode ser encontrada em muitas capas de discos, suas imagens biomecânicas, eróticas, soturnas e até perturbadoras foram usadas por vários artistas. Procurei destacar aqui algumas dessas obras.
A primeira capa de Giger foi criada em 1969 para o Walpurgis, uma banda suíça de rock psicodélico.
Uma das mais marcantes para mim, e que inclusive me motivaram a escrever esta matéria, é a capa do álbum “Danzig III: How the Gods Kill”, de 1992. A capa traz uma versão da pintura “Meister und Margeritha”, a qual Giger inclusive alterou para incluir a sua interpretação do crânio que é símbolo da banda de Danzig.
Para seu conterrâneo Tom G. Warrior, Giger fez dois trabalhos, a pintura chamada “I Satan”, utilizada na capa do álbum de estreia da banda de Tom, o Celtic Frost. A arte do disco “To Mega Therion” (86), que traz um demônio segurando um estilingue crucifixo, ajudou em muito na estética da imagem que o grupo procurava passar na época.
Tom novamente utilizou uma obra de Giger para a capa do álbum de 2010 de seu projeto Triptykon, “Eparistera Daimones”.
Também na área do Metal Extremo, os ingleses do Carcass usaram a imagem de uma escultura de Giger, chamada “Life Suport”, em vez de uma pintura, para a capa de seu álbum “Heartwork”, de 1993.
O trabalho para o icônico quarto álbum do ELP, “Brain Salad Surgery”, um dos baluartes do rock progressivo 70’s, lançado em 1973, também creio ser uma das mais conhecidas, e que complementou a obra magistralmente.
Conhecido por seu trabalho com Billy Idol, o guitarrista Steve Stevens contratou Giger para fazer a arte de sua estreia em estúdio em 1989, “Atomic Playboys”, a qual foi a última vez que Giger criou uma arte especificamente para usar como capa de álbum.
Uma das mais polêmicas artes, foi a utilizada pela banda punk Dead Kennedys, que incluíram um pôster de Giger’s Landscape #XX, na embalagem de seu álbum “Frankenchrist” de 1985. Arte que trazia forte apelo erótico, e a banda acabou sendo levada a julgamento por obscenidade.
Para sua estreia solo, a vocalista do Blondie Debbie Harry pediu que o artista fizesse algo completamente diferente do estilo do qual ela era conhecida anteriormente. E realmente, ficou algo mais clean e menos extravagante. Debbie Harry ficou tão satisfeita que escolheu Giger para dirigir o videoclipe dos singles “Backfired” e “Now I Know You Know”.
Além dessa experiência dirigindo videoclipes, outro trabalho diferente do design para capas de álbuns, foi o desenvolvimento de um suporte para microfone que criou para o vocalista do Korn, Jonathan Davis, por encomenda do próprio, bem naquela vibe biomecânica e erótica característica das artes de Giger. E claro, como citei no início, inspirou o design dos monstrinhos da franquia “Alien”, que renderam vários filmes, animações e comics books. Realmente, um artista muito original. Vale a pena pesquisar mais a fundo na internet para conhecer mais da obra do suíço.
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