A Música em prol das causas humanitárias

  • 9 de maio de 2024
57b4c866-7f5b-45d0-8889-f0ac154b2339

Este momento terrível, o qual nosso estado está passando com a enchente sem precedentes, tem mobilizado o país. São diversas ações voluntárias, seja para arrecadar fundos, alimentos, produtos de higiene e mobilização de mão de obra para resgates, preparação e distribuição de marmitas, auxílio médico e psicológico.

Muitos artistas estão usando de sua popularidade para mobilização e arrecadação de doações, e músicos – a exemplo de outras ocasiões que vamos lembrar a seguir –  estão engajados em ações para ajudar a população atingida. Seja com rifas de equipamentos ou doação desses para que sejam utilizados em ações de arrecadação, shows com cachês revertidos para as vítimas das cheias, doações em dinheiro, como a artista Madonna, que doou 10 milhões.

É louvável essas ações por essas pessoas públicas, que possuem esse poder de mobilização, ainda mais agora com as redes sociais, em que a comunicação se propaganda muito mais rapidamente que alguns anos atrás.

Como exemplos de grandes mobilizações feitas por músicos, temos o Live Aid, em 13/07/1985, organizado por Bob Geldof a fim de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. O evento, com artistas de todo o mundo se apresentando, aconteceu em diversos países simultaneamente, focando principalmente em Londres e Filadélfia.

Inspirados pelo Live Aid, Lionel Richie e Michael Jackson compuseram a canção “We Are The World” para o movimento Usa for Africa, também para arrecadar fundos para ajudar aquele continente. Os astros contaram como convidados diversos artistas da música pop. O disco e o vídeo renderam cerca de 55 milhões de dólares para ajuda ao continente africano.

Os músicos de Hard Rock e Heavy Metal também tiveram uma ação marcante em 1986. Organizado por Ronnie James Dio, o “Hear ‘n Aid” reuniu 40 músicos, que gravaram a canção “We’re Stars”, e um vídeo e um disco foi lançado, este contendo a canção tema e outras músicas cedidas pelos artistas. O projeto arrecadou 3 milhões de dólares para ajuda ao continente.

Nestas horas difíceis, toda ação é louvável, cada pequeno gesto é importante e se soma, para no final vencermos essas verdadeiras  guerras.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…