A obra poética de Jayme Caetano Braun iniciou com o livro “Galpão de Estância”

  • 2 de fevereiro de 2024

Estamos comemorando os 100 anos do nascimento do poeta e payador Jayme Caetano Braun, uma das referências mais importantes das letras gaúchas. Ninguém como ele conseguiu, com seus versos e payadas, contar o Rio Grande, sua gente e sua história. Natural de São Luiz Gonzaga, destacou a terra natal, que agora lhe tributa o justo reconhecimento. Sua vocação despertou cedo, ainda adolescente, na década de 1940. Na década seguinte, acertou com a Empresa Gráfica Porto Seguro, editora do jornal A Notícia, a impressão de seu primeiro livro, que levou o nome de “Galpão de Estância”, nome dado ao Centro de Tradições Gaúchas criado aqui, anos depois. Jayme cedeu os direitos de impressão e comercialização do livro à Gráfica Porto Seguro, mediante um contrato de divisão dos resultados financeiros.

Hoje especialmente queremos destacar os pais de Jayme, o casal João Aloisio Braun e Euclydes Caetano. João Aloisio, filho de alemães, era professor e veio para São Luiz Gonzaga para exercer o magistério. Aqui conheceu Euclydes, com quem casou e teve vários filhos: Maria Florinda, Terezinha, Judite, Zélia, Eurica, Pedro Canísio e Jayme. João Aloisio foi um grande colaborador das iniciativas da comunidade, aceitando participar de diretorias de entidades, quase sempre como secretário, o que o fazia o redator das atas. Foi muito respeitado e benquisto pela disponibilidade e a qualidade da educação que passava a seus alunos. Sua carreira encerrou como Delegado da Educação em Cruz Alta.

Sua esposa, Euclydes, tinha a veia poética da família. Conta-se que gostava de conversar com a família e amigas, sempre fazendo versos. Os vizinhos acompanhavam suas manifestações poéticas, enquanto trabalhava. Certamente, desenvolveu em Jayme sua vocação.

As comemorações que agora acontecem, é uma justa homenagem a Jayme, que muito honrou nossa terra e homenageou o Rio Grande do Sul. “A Notícia”, que fez a impressão e a comercialização de seu primeiro livro, é uma das obras que engrandeceram este jornal.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…