A Paz de Pedras Altas

  • 18 de agosto de 2023
memoria 18 08

A foto histórica aqui publicada faz parte do acervo de imagens do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga e marca o fim da Revolução de 1923, uma disputa interna de poder entre Chimangos (lenços brancos) e Maragatos (lenços vermelhos). Na foto, líderes das duas correntes em disputa de espaço político na terra gaúcha.

Cada chefe político tinha o seu exército provisório e percorriam o Estado na disputa de território, para exercer o seu poder. Muitos gaúchos foram vítimas dessa guerra interna. Vê-se na foto Honório Lames, Assis Brasil, Setembrino Carvalho, Anjo Pinheiro, Zeca Neto, Felippe Portinho e Estácio Azambuja, que firmaram, em documento, “A Paz de Pedras Altas”, localizada na região Sul do Estado, onde Assis Brasil construiu um castelo com o mesmo modelo dos existentes nos países europeus. Essa obra teria sido para aplacar a saudade de sua esposa, nascida na Europa.

Esse castelo foi mantido pelos descendentes de Assis Brasil, tendo inclusive sido vendido recentemente, com o compromisso de manter todo seu acervo, desde a gigantesca biblioteca, até os detalhes que moldaram essa construção. Certamente permanecerá a tradição do castelo de receber visitantes, especialmente estudantes, para um mergulho na história gaúcha.

Borges de Medeiros e Assis Brasil eram os lideres dos maragatos e chimangos. Borges de Medeiros cumpriu uma sucessão de mandatos como governador da Província do Rio Grande do Sul. Já Assis Brasil, homem de muita cultura, formado na Europa, concorreu ao governo do Estado mas não conseguiu mais votos que Borges de Medeiros. De qualquer forma, seu nome e conhecimento permanecem como referência de sua pessoa e a grandeza de sua formação. Sua propriedade rural, onde construiu o castelo, era pequena, mas foi onde exibiu técnicas de produção agrícola e criação de gado, que viabilizou a economia gaúcha da época.

 

Legenda: Lideres da Revolução de 1923 reuniram-se para assinar o “Termo da Paz de Pedras Altas”. É o centenário, comemorado este ano.

Arquivo da foto: Paz de Pedras Altas

Crédito da foto: Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…