A quadra de tênis na Praça da Matriz era frequentada por mulheres

  • 21 de outubro de 2023
Sem título-1

A Praça da Matriz de São Luiz Gonzaga era apenas um quarteirão cercado, reservado para ser um ponto de encontro dos moradores da cidade. O aproveitamento daquela área foi ocorrendo em etapas, conforme as disponibilidades financeiras da comunidade. Foi assim que surgiu ali uma quadra de Tênis, para ser ocupada preferencialmente por mulheres, que era, na época, o público desse esporte em São Luiz Gonzaga.

Isso ocorreu nas décadas iniciais do século passado e não se sabe o tempo de permanência dessa estrutura para a prática do Tênis na Praça da Matriz.

No início da década de 1940, quando nevou em São Luiz Gonzaga, as fotos da Praça da Matriz revelam que o quarteirão já estava urbanizado, com canteiros onde estavam plantadas diversas espécies de flores, que ficavam ao longo dos caminhos por onde as pessoas transitavam em momentos de passeio. Portanto, a quadra de Tênis existiu em um período de 1920 a 1930.

Na foto vê-se dois prédios que ainda existem, parcialmente. À esquerda, o casarão pertencia ao tenente Sabino Pinho da Silva, embora reformado. A maior parte pertence ao Hotel, Restaurante e Bar do Mário. Duas ou três das janelas, é onde está hoje o Restaurante San Francisco. À direita, a casa onde foi o primeiro endereço da Agência Chevrolet, de Walter Carlos Trauer e posteriormente a residência de Viterbo de Castro e família, onde também estava instalada a Joalheria Casa Castro.


Legenda – A foto mostra quatro mulheres em partida de Tênis, na quadra então existente na Praça da Matriz. Observem na foto que as quatro mulheres que disputaram uma partida vestiam vestidos longos para praticar o esporte.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…