Acopan entrega ao Executivo Municipal proposta de operacionalização do castramóvel

  • 10 de novembro de 2023
Acopan entrega ao Executivo Municipal proposta de operacionalização do castramóvel

Nessa semana, iniciou uma nova etapa para a operacionalização do castramóvel. Durante reunião, o presidente da Associação dos Colaboradores e Protetores dos Animais Late e Mia (ACOPAN), Edemar D’Avila, entregou ao chefe do Executivo Municipal, Sidney Brondani, a proposta de operacionalização da unidade móvel de esterilização e castração.

A entrega do documento foi uma etapa importante para que o município possa firmar uma parceria com a ONG (por meio da Lei nº 13.019/2014), visando a utilização da clínica móvel de forma compartilhada. A proposta de trabalho, intitulada “Castramóvel em Ação: Controle Populacional de Cães e Gatos”, tem o prazo de execução de três anos. A iniciativa busca promover o bem-estar animal, a saúde pública e o controle populacional de cães e gatos, realizando castrações de forma gratuita, segura e de qualidade, além de incentivar a guarda responsável e promover a prevenção de zoonoses.

O presidente da Acopan, Edemar D’Avila, comentou sobre a proposta de operacionalização. “Para a prefeitura será algo muito bom e nós, como entidade, nos sentimos felizes por fazer parte desse projeto. Desde o começo, a Administração Municipal demonstrou boa vontade e estamos bem confiantes que a proposta apresentada para a operacionalização do castramóvel será um sucesso. Claro, será um projeto bem trabalhoso, mas para nós que somos protetores e amamos a causa, será uma maravilha!”.

            Conforme o prefeito Sidney Brondani, o uso compartilhado da clínica móvel trará diversos benefícios. “Desde o recebimento do castramóvel, a Administração Municipal busca viabilizar o começo das atividades, lembrando que ainda é necessário obter o registro junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS). A prefeitura já possui uma parceria de sucesso com a Acopan, destinando recursos para a castração de fêmeas caninas e felinas. Acreditamos que essa nova parceria para a operacionalização da clínica móvel será benéfica para o município e poderá agilizar o processo de operacionalização do castramóvel”. A proposta da Acopan foi encaminhada para análise da Assessoria Jurídica da prefeitura para emissão de parecer.

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga  

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…