Alessandra Messa: Uma são-luizense no maior evento de inovação e tecnologia da Europa

  • 8 de dezembro de 2023
IMG_5024.HEIC

Entre os dias 13 e 16 de novembro, foi realizada em Lisboa, Portugal, a edição de 2023 do Web Summit, o maior evento sobre inovação, tecnologia e internet da Europa. A Designer de Produtos e Estrategista Digital, Alessandra Messa, são-luizense que atualmente mora em Portugal, foi convidada a participar do concorrido evento e explicou em detalhes ao Jornal A Notícia como foi a experiência.

“O disputado evento reuniu participantes de diversos países e, neste ano, fui como uma das mulheres selecionadas pelo programa ‘Women In Tech’, que beneficia mulheres que são destaque nas áreas da tecnologia e web. O tema do evento foi Inteligência Artificial e as mais de 100 palestras debateram seu uso nos mais diversos setores, incluindo saúde, sustentabilidade, redes sociais, cinema e muitos outros.

No evento é possível encontrar novos produtos que vão desde imitações de couro feitas de fibra de abacaxi, até robôs que estão sendo usados em restaurantes para fazer o atendimento das mesas. Mas muito mais do que uma grande ‘feira’ de produtos e novas StartUps, o Web Summit é uma fonte de inspiração para estudantes, empreendedores e aficionados pelo futuro que se deslocam do mundo todo para viver os 4 dias de evento.

Em 2023, mais de 78 mil pessoas de 160 países circularam pelo Parque das Nações, em Lisboa, para discutir o futuro do trabalho em tempos de Inteligência Artificial. Desde o impacto que as novas ferramentas de IA estão tendo em Hollywood, até aplicações simples para o dia a dia, é possível ter uma visão completa sobre o que está sendo feito e o que se espera dessa tecnologia para o futuro.

Dentre os principais nomes que debateram o tema, é possível destacar Chelsea Manning, militar responsável por vazar as informações que culminaram no escândalo ‘Cablegate’, divulgado pela WikiLeaks em 2010 e que foi a principal palestrante sobre cibersegurança. O ator e diretor vencedor do Oscar Neil Jordan, responsável por grandes filmes como ‘Entrevista com o Vampiro’, ‘Premonição’ e ‘Sombras de Crime’, falou sobre os impactos da IA em Hollywood e na produção de filmes. Outro destaque foi o escritor irlandês John Connolly, que abordou o uso das inteligências artificiais na criação de textos.

Em meio a stands altamente tecnológicos, empresas de todas as partes do mundo e até restaurantes 100% criados através da inteligência artificial, o Web Summit também foca no contato humano, sendo um grande fomentador de conexões profissionais, investimentos e colaborações entre profissionais. Viver o Web Summit foi uma experiência completamente transformadora e inspiradora, que nos leva a um universo paralelo onde podemos ter um pequeno vislumbre sobre o que o futuro reserva para nossas vidas”.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…