Amizade social

  • 23 de fevereiro de 2024

Não consiste em encontros esporádicos para fins determinados.

Em 2020 o Papa apresentou seu projeto de fraternidade baseado na amizade social e no amor político, tendo o diálogo como caminho necessário para a cultura do encontro. (Fratelli Tutti – Carta Encíclica baseada na vida de São Francisco de Assis).

A amizade social ultrapassa barreiras de qualquer etiologia. Não interessa onde estão os outros. Em qualquer parte do mundo, onde existam humanos, há sociedade. Para Aristóteles: a amizade é o vínculo social q mantém a unidade entre cidadãos de uma mesma cidade, ou companheiros de um grupo, ou membros de uma empresa. Caracterizam-se pela sinceridade, fidelidade e desinteresse. Santo Tomás de Aquino diz que a amizade, como uma virtude política, é necessária para o bem viver da sociedade.

O amor a outros seres iguais rompe pontes de geografia e espaço. É o mundo sendo abraçado. Utopia? Vamos persegui-la.

A amizade social nos faz refletir sobre o quanto podemos melhorar a nós mesmos e o mundo. Os desafios nos levam a somar forças.

O diálogo, tão desperdiçado na atualidade, mostra o caminho da paz, da justiça, da fraternidade, do amor social. Não advém somente em épocas desastrosas, calamidades, doenças. É uma contínua jornada.

A amizade social acolhe a todos. Ir além do grupo de amigos, construindo o bem comum. Não pode coexistir com diferenças de raça, credo, sexo, poder aquisitivo. Um egoísmo social afasta os homens entre si. Gera ódio, vingança, exploração dos mais fracos.

A fraternidade corre ao lado da amizade social.

Na atualidade há um egoísmo social. A humanidade vai se fechando com imensa contribuição do poder midiático. Por que abraçar? Comunico-me todos os dias… A tecnologia poderia ter uma equidade e uma inclusão cada vez maior

Todos têm direito de divergir, de ser diferente, de pensar diferente, de agir diferente. O ideal cristão é a inclusão, cooperação, comunhão e não a indiferença, combate e eliminação.

A ausência de  um afago, um converse olho no olho, ultrapassa a barreira da comodidade, da solidão, do afastamento social, da ausência do sorriso.

A amizade social implica fraternidade, solidariedade e compaixão.

A CF deste ano nos dá um diagnóstico preocupante da realidade.

O Tema deste ano: FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL.

O Lema: Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23,8).

Importante frisar: a filosofia da campanha da fraternidade deste ano consiste num ‘prato cheio’ para estudantes de Sociologia e áreas afins. Confiram.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…