Anneke Van Giersbergen: versatilidade, talento e novo projeto acústico

  • 16 de junho de 2023
Anneke Hietala

Uma das mais versáteis cantoras do cenário Europeu de rock pesado em geral, é a holandesa Anna Maria Van Giersbergen (nascida em 8 de março de 73), mais conhecida como Anneke Van Giersbergen, sem dúvida é uma das mais talentosas, belas e marcantes vozes do cenário, reconhecida por suas linhas vocais características e com muita personalidade. Desde muito jovem na música, teve seu talento reconhecido mundialmente com o trabalho junto à banda holandesa The Gathering, da qual fez parte desde 1994, permanecendo até 2007, contribuindo em muito para o sucesso alcançado pelo grupo, a partir da estreia de sua estreia no álbum “Mandylion”, de 95.

É de certa forma uma das pioneiras dentro de uma nova era no Rock pesado e Heavy Metal, quando várias bandas começaram a adotar vocais femininos, mostrando que para estar nesse meio a mulher não precisava abrir mão de sua feminilidade, pois a maioria seguia os mesmos padrões masculinos, tanto na forma de impostar a voz, como na de se vestir.

Um dos grandes trunfos de Anneke é sua versatilidade, podendo transitando pelo som pesado, experimental e alternativo da época de The Gathering, aos seus discos solo, onde o Rock e Pop Rock convivem naturalmente, e seu projeto Vuur (“fogo”, em holandês), que possui uma sonoridade pesada, moderna e mais progressiva. E ainda temos que citar as suas participações em discos de artistas de diversos estilos, tanto do Rock Clássico de Wetton & Downes, ao Metal mais progressivo e melódico, como Ayreon e Devin Towsend, o Gothic Metal do Moonspell, e o Metal extremo do Napalm Death.

Além de praticamente ter todo ano algum trabalho seu, viaja pelo mundo com seus projetos, seja a banda principal ou shows solos e acústicos (onde canta músicas próprias e covers de U2 a Cindy Lauper).

Esse trabalho acústico ela vem novamente mostrar na América do Sul, no show Six strings and a Voice, formando dupla com o multi-instrumentista finlandês Marko Hietala, conhecido por seus anos como baixista e vocais masculinos no Nightwish.

Uma excelente oportunidade para conferir dois grandes talentos, e torcemos que ela passe pelo Brasil novamente.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…