Armadilhas para controle do aedes aegypti são instaladas em São Luiz Gonzaga

  • 6 de junho de 2024
Ovitrampas_Dengue_3

O Setor de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de São Luiz Gonzaga está instalando cem nova sunidades de ovitrampas, armadilhas para contagem de ovos da fêmea do aedes aegypti no município. A ferramenta consiste em um potinho de cor preta e uma palheta de madeira, onde é colocado um atrativo para que as fêmeas depositem seus ovos.

Após período entre cinco e seis dias instaladas nas residências, as ovitrampas são recolhidas para análise e contagem e após são incineradas. O trabalho abrange os bairros Duque, Agrícola, Mário e Presidente Vargas. As armadilhas também servem para orientação da equipe quanto aos focos do mosquito transmissor, possibilitando ações em cima de um resultado que também servirá de referência para o Levantamento de Índice Rápido (Liraa) do aedes aegypti. “Na realidade a equipe dos agentes de combate às endemias trabalhará mais focada nos bairros onde ocorre maior incidência de ovos”, explica Joel Santos Pessoa, coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde.

Joel Santos destaca ainda que “a equipe continua fazendo os raios nos casos confirmados, as visitas normais, as palestras nas escolas e instituições, além de apurar denúncias de focos, aplicação de ULV, visitas a estabelecimentos como borracharias e ferros velhos, bem como Borrifacão do inseticida Fluodora fusion onde é necessária a aplicação.”

Escola Mamede retoma aulas nesta quinta. Outras três seguem paralisadas

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede) informou que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Manoel Mamede de…

Café de Cambona irá reunir doações para atingidos pelo temporal em São Luiz Gonzaga

Os eventos V Expo São Nicolau e XIV Café de Cambona, que ocorrerão entre 28 e 30 de junho em…

Sala do Empreendedor recebe informações de micro e pequenas empresas atingidas

Inserida no trabalho de apoio à recuperação do município após a tempestade ocorrida no final de semana, a Sala do…