O Setor de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de São Luiz Gonzaga está instalando cem nova sunidades de ovitrampas, armadilhas para contagem de ovos da fêmea do aedes aegypti no município. A ferramenta consiste em um potinho de cor preta e uma palheta de madeira, onde é colocado um atrativo para que as fêmeas depositem seus ovos.
Após período entre cinco e seis dias instaladas nas residências, as ovitrampas são recolhidas para análise e contagem e após são incineradas. O trabalho abrange os bairros Duque, Agrícola, Mário e Presidente Vargas. As armadilhas também servem para orientação da equipe quanto aos focos do mosquito transmissor, possibilitando ações em cima de um resultado que também servirá de referência para o Levantamento de Índice Rápido (Liraa) do aedes aegypti. “Na realidade a equipe dos agentes de combate às endemias trabalhará mais focada nos bairros onde ocorre maior incidência de ovos”, explica Joel Santos Pessoa, coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde.
Joel Santos destaca ainda que “a equipe continua fazendo os raios nos casos confirmados, as visitas normais, as palestras nas escolas e instituições, além de apurar denúncias de focos, aplicação de ULV, visitas a estabelecimentos como borracharias e ferros velhos, bem como Borrifacão do inseticida Fluodora fusion onde é necessária a aplicação.”
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030