Associação Unidos para o Amanhã apresenta reivindicações ao Governo Estadual em prol da Educação Especial

  • 28 de março de 2024
9ddbc89a-c70a-48c6-a34b-7dd776953f61

No último dia 18 de março, a Presidente da Associação Unidos para o Amanhã, Luciana Zalewski, conduziu uma reunião junto ao Secretário Executivo de Assuntos Institucionais, Janir Branco, no Gabinete do vice-governador do RS, Gabriel Souza, a fim de reivindicar melhorias na Rede Estadual de Educação, especialmente para os alunos com deficiências intelectuais e necessidades especiais.

Luciana Zalewski, presidente da Associação, com o chefe de gabinete Janir Branco

Na oportunidade, foi entregue um relatório detalhado, destacando a necessidade urgente de medidas para aprimorar a qualidade do ensino oferecido aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências intelectuais na Rede Estadual, sendo que entre as medidas fundamentais a fim de garantir uma educação inclusiva e de qualidade, o documento destaca a necessidade de:

  • Ampliação das horas destinadas à sala de recursos;
  • Disponibilização de atendimento psicológico e psicopedagógico aos alunos;
  • Aumento do quadro de monitores;
  • Realização de formação específica para professores da Rede;
  • Elaboração de Planos Educacionais Individualizados; e
  • Adaptação das provas e avaliações externas visando a garantia da acessibilidade.

Segundo Luciana Zalewski, presidente da Associação, “necessitamos de uma ação imediata e efetiva por parte do Governo Estadual para enfrentar os desafios existentes para proporcionar uma educação de qualidade no que se refere à Educação Especial nas Escolas Estaduais”.

Por parte do Gabinete do Vice-Governador, o secretário executivo Janir Branco expressou solidariedade e apoio à causa, comprometendo-se a apresentar as demandas à Secretária Estadual de Educação e buscar providências junto às Coordenadorias Regionais de Educação.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…