Benefício duradouro

  • 4 de agosto de 2023

Dinheiro? Money? Peso? Iene? Real?

Quem pensou em dinheiro, errou.

Nada mais precioso que uma boa alimentação.

Assim, ao nascer o rebento já tem um farto banquete. Um menu de luxo. Cardápio tão bom, que se torna repetitivo. É um alimento dourado. Não pela coloração. E, sim pelo valor nutritivo, eficiente no momento, assim como consequência para o resto da vida.

Não se admite clamores ou falácias pela grandeza da maternidade, sem recorrer a um simples aspecto físico de oferecer a mama ao novo ser. Aos poucos o binômio mulher/recém-nascido (RN) se torna mãe/filho.

A maternidade vai tomando forma nos primeiros cuidados dos familiares com o RN. Isto acontece em todo o reino animal, independente da racionalidade. Por isso não se entende ‘mães’ negando-se esta riqueza de aprendizado gerado pela maternidade.

Agosto dourado reforça o padrão-ouro do leite materno como alimento essencial à nutrição do RN. A qualidade do leite é carimbo em todas as puérperas, independente de raça, idade, situação financeira, estado civil, grau de escolaridade…

Inúmeras mães novatas sentem-se privilegiadas de oferecer ‘ouro’ para seus filhotes. Outras, porém, rechaçam a amamentação com a desculpa de não ter leite: a avó não amamentou, mãe não teve leite e assim, ela também, não terá.

Após o nascimento, aguardar 48 horas que o leite desce. A mama começa a ‘aumentar’, fica mais firme e o colostro, depois leite completa sua fisiologia de descida. Necessário, porém, a sucção ser eficiente. Aí entra o aprendizado materno.

Ingerir líquidos, chás, sopas, incrementa a quantidade ao leite. Ansiedade pode dificultar a lactação.

Uma boa posição de aproximação do bebê, abocanhando a aréola, fornece comodidade para os dois (mãe-filho).

Fissura (rachadura) mamilar indica má posição da pegada da amamentação.

Aconselha-se amamentar até o sexto mês. Após seria uma complementação do alimento ao infante.

Mamãe tenta ser Mãe. Pode ser difícil, mas a satisfação do dever cumprido gera grande energia física e emocional. Cura muitos dengues.

Enriqueça sua vida materna. O (a) filho (a) agradece, hoje e no futuro.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…