Beverly Bassani e Alex Garcia são homenageados com a Comenda Sepé Tiaraju

  • 9 de fevereiro de 2024
Beverly_Bassani_e_Alex_Garcia_são_homenageados_com_a_Comenda_Sepé_Tiaraju

Em uma solenidade marcada por muita emoção, a Comenda Sepé Tiaraju foi entregue ao fundador-presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes (Agapasm), Alex Garcia; e à diretora do Fênix Grupo Folklorico, Beverly Bassani. O ato ocorreu na noite de quarta-feira (7), no Salão Nobre, na sede administrativa da prefeitura, a qual foi denominada como “Paço Municipal Sepé Tiaraju”. A solenidade contou com a participação de autoridades, familiares e amigos dos homenageados.

A entrega da honraria é alusiva à memória do herói da pátria Sepé Tiaraju, morto em batalha no dia 7 de fevereiro de 1756. Na ocasião, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, parabenizou os homenageados. “Momentos assim são de reflexão. Estamos homenageando o Alex e a Bel pelos trabalhos prestados em prol do nosso município e da sociedade. Precisamos lembrar que Sepé Tiaraju não defendeu apenas a nossa terra. Ele lutou por acreditar na cultura jesuítica-guarani, nas virtudes e princípios. Assim como Sepé, a Bel possui a alma de uma guerreira, que luta pela divulgação e preservação da nossa cultura. O Alex também possui esse espírito guerreiro de Sepé e tem lutado, com o apoio da família, para superar as dificuldades que o mundo impõe às pessoas com deficiência. Para a Administração Municipal, é uma honra entregar essa comenda para pessoas que são exemplos para nossa comunidade”.

A homenageada Beverly Bassani agradeceu a indicação para receber a honraria. “Aqui não são homenageadas personalidades, mas sim, os princípios e valores, os sentimentos das pessoas que fazem por seu município inspiradas por Sepé Tiaraju. É por Sepé que a gente marca a lança nessa data especial, para lembrar desses sentimentos”. O homenageado Alex Garcia ressaltou a importância de receber a comenda. “Esse reconhecimento realmente recarrega as minhas energias. Agradeço ao Poder Público, a todos que vieram prestigiar a mim e a minha colega e também agradeço o apoio da minha família. Todos os prêmios, todas as lembranças que recebi durante a minha vida, recarregaram as minhas energias para continuar”. Garcia também escreveu um poema, intitulado “Magnificar a vida!” – o qual foi lido durante a solenidade pela secretária de Turismo, Luiza Caterine Santos Panegalli – agradecendo a Deus.

A SEMTC e o COMTUR parabenizam os homenageados e agradecem a presença de todos na solenidade. Agradecimentos especiais ao escultor Vinicius Ribeiro, principal apoiador da comenda, e ao 2º Pelotão de Bombeiro Militar de São Luiz Gonzaga, o qual disponibilizou uma equipe que auxiliaria, caso necessário, pessoas com deficiência a chegarem até o local do evento.

Comenda Sepé Tiaraju – A Comenda Sepé Tiaraju foi instituída em 2004, na gestão do ex-prefeito Jauri Gomes de Oliveira e reativada em 2018, na primeira gestão do prefeito Sidney Brondani. A honraria busca manter viva a memória do herói da pátria Sepé Tiaraju e homenagear cidadãos que trabalham em prol da comunidade e do município. A entrega é promovida anualmente pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTC), e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A escolha dos homenageados é realizada pelo conselho. As medalhas da comenda são confeccionadas, de forma voluntária, pelo artista são-luizense, Vinicius Ribeiro.

 

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…