Brigada faz duas apreensões de contrabando em cinco dias

  • 21 de setembro de 2023
BM apreensões 21-09-23

A Brigada Militar, através da Operação Agro Hórus, tem intensificado a fiscalização dos ônibus que circulam pela região utilizando a BR-285. Entre as madrugadas do último sábado e de quarta-feira, duas abordagens a ônibus de passageiros que voltavam do Paraguai resultaram em apreensões de diversos produtos que estavam ingressando no Brasil sem a devida documentação.

Na primeira ação, ocorrida na madrugada do último sábado (dia 16), a BM recebeu informação de que um ônibus que se deslocava na região de fronteira para as Missões estaria transportando produtos estrangeiros fora da cota de compras e em situação de contrabando. O setor de inteligência da Brigada Militar começou então a monitorar o veículo pelas rodovias BR-285 e ERS 344 e iniciou acompanhamento no trecho da rodovia federal próximo a Entre-Ijuis.

A abordagem do ônibus foi feita em um posto de gasolina de São Luiz Gonzaga. O motorista informou que vinha do Paraguai para levar pessoas para fazer compras. Foram conferidas as mercadorias dos passageiros, com parte estando dentro da cota correta, porém sobraram mercadorias no bagageiro. Segundo a BM, ao ser indagado de quem seriam aqueles produtos, o condutor informou ser de passageiros que tinham desembarcado em Santo Ângelo.

Durante a conferência e vistoria dos produtos foram localizados celulares, eletrônicos e brinquedos, películas de celulares, baterias de celulares, carregadores de celular, fones de ouvidos, receptores de tv, placas de vídeo e mochilas, dentre outras mercadorias. Tudo foi apreendido e encaminhado para a Receita Federal por não ter sido comprovada a tributação e estarem acima da cota permitida pela legislação, além de não terem comprovada sua propriedade.

Eletrônicos – Já na madrugada de quarta-feira, feriado de 20 de setembro, a guarnição da Equipe Agro Hórus abordou na BR-285 um ônibus que estava retornando do Paraguai. Foi então feita a busca veicular e constatado pelos policiais de que havia vários produtos que, conforme o condutor, eram de sua propriedade. Porém todos de origem estrangeira, sem nota fiscal e com seus valores ultrapassando a cota individual permitida por lei. Também estavam no ônibus, além do motorista, três passageiros, que foram identificados pela BM.

Foram apreendidos na abordagem a aparelhos eletrônicos, pneus, brinquedos, materiais escolares, roteadores, celulares, receptores, rádio, baterias de celulares, tela display de marcas diversas, dentre outras mercadorias.

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…