Capas icônicas inspiradas em pinturas e fotos famosas – Parte II

  • 15 de março de 2024
7986ce7c-3c8a-4923-9f33-0a7dc04164fe

Vamos viajar mais um pouco em capas de discos nas quais foram utilizadas obras de arte, ou parte delas, e fotos artísticas icônicas e marcantes. Não se julga um livro pela capa, mas que isso ajuda muito a abrilhantar a obra toda, ou simplesmente chamar a atenção para fins mercadológicos, e não só artístico, é inegável.

Começamos com uma foto icônica e impactante, que ilustra a capa do álbum de estreia do Rage Against the Machine, e evoca uma resposta emocional imediata, mesmo que você não saiba a história por trás da imagem.

A imagem de 1963 é do monge budista Thích Quảng Đức, que colocou fogo nele mesmo em protesto contra a opressão dos budistas no Vietnã, é uma imagem historicamente famosa, significativa e impactante. O correspondente da Associated Press, Malcolm Browne, é o autor da foto, a qual ganhou tanta atenção que convenceu o então presidente John F. Kennedy a retirar o apoio ao Vietnã.

A arte romântica do francês Eugène Delacroix (1798 – 1863) despertou o interesse da banda de rock britânica Coldplay. Portanto, eles usaram um detalhe da pintura de 1830 “La Liberté guidant le peuple” (Liberdade liderando o povo) para a capa de seu álbum de 2008, “Viva la Vida or Death And All His Friends”.

A banda dinamarquesa de doom metal Candlemass utilizou a arte do inglês Thomas Cole (1801 – 1848) para embalar suas obras musicais pesadas, épicas e soturnas. As pinturas de Cole eram caracterizadas pelo realístico e detalhado retrato de paisagens da natureza. A banda usou duas pinturas da série de Cole “The Voyage of Life” – a Old Age (Velhice) e a Youth (Juventude) – em seus álbuns “Nightfall” e “Ancient Dreams”.

A capa do álbum homônimo de 2008 do Fleet Foxes, banda de Indie Rock e Folk de Seattle,  remonta aos arquivos da história da arte, apresentando os Provérbios Holandeses de Pieter Bruegel, o Velho. Pintada em 1559, a obra original é conhecida por vários nomes: Provérbios Flamengos, O Manto Azul ou O Mundo Topsy Turvy. As inúmeras loucuras podem ser vistas na pintura, cheia de detalhes.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…