Carta de Amor

  • 9 de junho de 2023

Caros Leitores,

Quando nosso município comemora seu aniversário, trago esta minha Carta de Amor a São Luiz Gonzaga, vencedora do concurso em 2022.

Carta de Amor

São Luiz Gonzaga, 18 de junho de 2022.

Querida São Luiz Gonzaga,

Escrevo-te esta cartinha porque, hoje, bateu em mim uma gana danada de dizer-te deste meu amor por ti.

Há vinte e um anos, minha cidade querida, aqui cheguei e me arranchei entre o casario desconhecido. Mal sabia eu que havia penetrado no arcabouço de teu coração e que tuas ruas eram veias abertas a jorrar amor.

Sol feito brasa… Era verão ainda. Contudo, estava eu a procura de um punhadinho de calor – calor humano, aconchego, o que não tardei a encontrar aqui. Meu percurso diário me levou por entre casas simples, pessoas humildes a puxar conversa, olhos que me abraçavam mais que laços de braços. Em cada casa um sorriso, em cada caminho feixes de carinhos. E, assim, passei a pertencer-te, minha cidade, encravada neste chão rubro, herança Guarani.

Aqui, Jayme recebe quem chega com um chimarrão sinestésico. Aqui, temos o enlevo místico de Jacinto e de Bilia. Aqui, as bênçãos de Nossa Senhora de Lourdes. Aqui, se unem terra e céu e nasce algo mágico e divino: a arte que sobeja, flui, transfigura-se nas mãos fazedoras do belo, nas rimas dos poetas, nas gargantas cantoras, nos dedos carinhosos a arrancar sinfonias.

Mando-te, então, esta carta para dizer-te do meu amor por ti, minha cidade querida, que me faz querer ser tua, bem como és minha na vida. Um abraço.

De tua sempre filha.

Guiomar Terra Batú dos Santos

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…