Uma grande campanha de arrecadação de donativos foi realizada em Caibaté e Mato Queimado nos últimos dias com o objetivo de auxiliar pessoas atingidas pela maior enchente registrada na história do Rio Grande do Sul. Para organizar a campanha, a Cermissões tomou a iniciativa, doando 15 mil em materiais e servindo como ponto de coleta de donativos, onde muitas pessoas, entidades e empresas, doaram roupas, calçados, cobertores, gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, água mineral, ferramentas, alimentos para animais, dentre outros.
Doações destinadas ao município de Cruzeiro do Sul – O município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, próximo a Lajeado e Estrela, foi o escolhido pela direção da Cermissões e da Cotracaaró, por ser um dos mais atingidos pela cheia do Rio Taquari, que destruiu mais de 1.000 casas, deixando milhares de desabrigados e várias vítimas. Outra razão pela adoção de Cruzeiro do Sul foi a viabilidade do transporte das doações até o município, uma vez que vários acessos até a região metropolitana de Porto Alegre estão interditados.
Transporte foi realizado pela Cotracaaró – As 14 toneladas de donativos foram carregadas por voluntários de Caibaté e Mato Queimado em uma carreta da empresa Bravo Brasil, de propriedade do presidente da Cotracaaró, Jorge Emir de Mattos Leal. A intenção inicial era de levar os donativos na segunda, dia 13 de maio, mas a interrupção da BR–386 em Pouso Novo, nas proximidades do Restaurante do Gringo, adiou a viagem, que ocorreu na quarta-feira, 15 de maio.
Jorge Emir e o assessor de Comunicação da Cermissões, Vanes Della Flora, viajaram até Cruzeiro do Sul e, durante as mais de 7h de viagem, registraram o rastro de destruição, concentrado a partir dos municípios de Pouso Novo, Marques de Souza, Lajeado, até Cruzeiro do Sul.
Cermissões doou R$ 15 mil em materiais – O presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos, e o presidente em exercício, Diomedes Rech, definiram que a cooperativa, além de auxiliar na arrecadação dos donativos, realizaria uma doação aos necessitados. Em contado com o assessor jurídico da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e responsável pela organização do recebimento das doações, Samuel Augusto Beuren, o mesmo indicou a necessidade de ferramentas para efetuar a limpeza das casas que foram atingidas e resistiram a força da água.
A partir dessa solicitação, a Cermissões adquiriu no comércio local cerca de R$ 15 mil em carrinhos de mão, pás, enxadas, mangueiras, rastéis, vassouras, rodos, luvas, botas, eentre outros itens.
Visitação às casas destruídas – Enquanto era realizada a descarga dos donativos, Jorge e Vanes foram levados pelo empresário de Cruzeiro do Sul, Júlio César Scheeren, para conferir de perto a destruição ocorrida na cidade.
As imagens são de um verdadeiro cenário de guerra, pois a força da água destruiu por vários quilômetros praticamente todas as residências e comércios as margens do Rio Taquari, além de alagar pontos nunca atingidos pelas enchentes. Outro fator que chamou muito a atenção é que toda a mata que existia às margens do rio que separa os municípios de Cruzeiro do Sul e Estrela foi arrancada com a enxurrada, deixando a impressão de um deserto.
A Cermissões e a Cotracaaró agradecem a todos que de alguma forma colaboraram com as doações destinadas ao município de Cruzeiro do Sul, pois somente através da solidariedade, e muita união, nossos irmãos gaúchos conseguirão suportar esta catástrofe.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030