Cermissões: Campanha arrecadou 14 toneladas de donativos para atingidos pela enchente em Cruzeiro do Sul

  • 21 de maio de 2024
Cermissoes

Uma grande campanha de arrecadação de donativos foi realizada em Caibaté e Mato Queimado nos últimos dias com o objetivo de auxiliar pessoas atingidas pela maior enchente registrada na história do Rio Grande do Sul. Para organizar a campanha, a Cermissões tomou a iniciativa, doando 15 mil em materiais e servindo como ponto de coleta de donativos, onde muitas pessoas, entidades e empresas, doaram roupas, calçados, cobertores, gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, água mineral, ferramentas, alimentos para animais, dentre outros.

Doações destinadas ao município de Cruzeiro do Sul – O município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, próximo a Lajeado e Estrela, foi o escolhido pela direção da Cermissões e da Cotracaaró, por ser um dos mais atingidos pela cheia do Rio Taquari, que destruiu mais de 1.000 casas, deixando milhares de desabrigados e várias vítimas. Outra razão pela adoção de Cruzeiro do Sul foi a viabilidade do transporte das doações até o município, uma vez que vários acessos até a região metropolitana de Porto Alegre estão interditados.

Doações entregues ao município de Cruzeiro do Sul visam auxiliar a população e trazer um alento no momento de reconstrução da cidade

Transporte foi realizado pela Cotracaaró – As 14 toneladas de donativos foram carregadas por voluntários de Caibaté e Mato Queimado em uma carreta da empresa Bravo Brasil, de propriedade do presidente da Cotracaaró, Jorge Emir de Mattos Leal. A intenção inicial era de levar os donativos na segunda, dia 13 de maio, mas a interrupção da BR–386 em Pouso Novo, nas proximidades do Restaurante do Gringo, adiou a viagem, que ocorreu na quarta-feira, 15 de maio.

Jorge Emir e o assessor de Comunicação da Cermissões, Vanes Della Flora, viajaram até Cruzeiro do Sul e, durante as mais de 7h de viagem, registraram o rastro de destruição, concentrado a partir dos municípios de Pouso Novo, Marques de Souza, Lajeado, até Cruzeiro do Sul.

Representantes das cooperativas conheceram de perto a destruição causada pelas enchentes

Cermissões doou R$ 15 mil em materiais – O presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos, e o presidente em exercício, Diomedes Rech, definiram que a cooperativa, além de auxiliar na arrecadação dos donativos, realizaria uma doação aos necessitados. Em contado com o assessor jurídico da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e responsável pela organização do recebimento das doações, Samuel Augusto Beuren, o mesmo indicou a necessidade de ferramentas para efetuar a limpeza das casas que foram atingidas e resistiram a força da água.

A partir dessa solicitação, a Cermissões adquiriu no comércio local cerca de R$ 15 mil em carrinhos de mão, pás, enxadas, mangueiras, rastéis, vassouras, rodos, luvas, botas, eentre outros itens.

Visitação às casas destruídas – Enquanto era realizada a descarga dos donativos, Jorge e Vanes foram levados pelo empresário de Cruzeiro do Sul, Júlio César Scheeren, para conferir de perto a destruição ocorrida na cidade.

As imagens são de um verdadeiro cenário de guerra, pois a força da água destruiu por vários quilômetros praticamente todas as residências e comércios as margens do Rio Taquari, além de alagar pontos nunca atingidos pelas enchentes. Outro fator que chamou muito a atenção é que toda a mata que existia às margens do rio que separa os municípios de Cruzeiro do Sul e Estrela foi arrancada com a enxurrada, deixando a impressão de um deserto.

A Cermissões e a Cotracaaró agradecem a todos que de alguma forma colaboraram com as doações destinadas ao município de Cruzeiro do Sul, pois somente através da solidariedade, e muita união, nossos irmãos gaúchos conseguirão suportar esta catástrofe.

Escola Mamede retoma aulas nesta quinta. Outras três seguem paralisadas

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede) informou que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Manoel Mamede de…

Café de Cambona irá reunir doações para atingidos pelo temporal em São Luiz Gonzaga

Os eventos V Expo São Nicolau e XIV Café de Cambona, que ocorrerão entre 28 e 30 de junho em…

Sala do Empreendedor recebe informações de micro e pequenas empresas atingidas

Inserida no trabalho de apoio à recuperação do município após a tempestade ocorrida no final de semana, a Sala do…