• 8 de março de 2024

Vestido novo: quadrados em marrom e rosa. Bolas vermelhas sobrepostas.  Lindo vestido novo.

Furinhos aqui, ali, acolá, calando fundo na terra vermelha. Os filhos fazem a festa. Pisando nos buraquinhos no chão. Buraquinhos que em sequência vão marcando um trilho na caminhada.

A mãe saíra cedo com o vestido novo e os sapatos de salto. E salto bem alto e bem fininho a penetrar o chão, como penetrava a firmeza dos seus passos na longa caminhada da vida sofrida, de sol a sol, em geada e sereno.

O dia se reveste de uma importância inusitada. Já no Jeep do vizinho que a levaria à cidade, a mãe suspira preocupada com os filhos que ficaram. (Que mãe sai sempre preocupada).

Em casa, o pai chama os filhos com voz grave, manda lavar as mãos que o almoço está quase pronto. A filha mais velha põe a toalha xadrez surrada sobre a mesa redonda enorme. O pai mexe a panela muitas, muitas vezes, soca, esmaga bem aquele feijão e logo serve à mesa o feijão mexido, delicioso, inesquecível.

À tardinha, a mãe retorna entre contente e cismada. Contente com sua atitude. Cismada com o marido que, a cada suspiro, levantava as sobrancelhas e olhava-a de soslaio, enquanto lhe alcançava um mate, fingindo indiferença, escondendo o ciúme costumeiro.

Ignora o marido. Coisa pequena não pode atrapalhar felicidade grande.  A partir daquele dia, teria direito a votar. Era uma cidadã, com documento qualificado: seu título eleitoral.

Vai para o quarto, troca a roupa, veste o roto vestido quotidiano, guarda os sapatos de saltos. Os sapatos que, naquele dia, marcaram o chão por onde pisara – que passos de mulher são para isto: para marcar – quer com saltos altos e vestidos novos, quer de pés descalços e vestidos rotos.

 

(Que o 8 de março sirva para que homens e mulheres reflitam sobre os reais problemas das mulheres em seus lares e na sociedade! Mulheres não precisam de parabéns e flor, precisam de respeito e amor…)

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…