Clássicos do Rock: Rush “Moving Pictures”

  • 16 de fevereiro de 2024
c85e3518-fe24-408d-a0f8-c2c2c88ac4eb

O lendário trio canadense Rush passou por diversas fases em sua brilhante carreira, sempre buscando novos caminhos para sua música, e o seu oitavo disco de estúdio, “Moving Pictures”, lançado em 12 de fevereiro de 1981 foi não só mais uma das várias guinadas na maneira da banda buscar uma evolução e novas “cores” para sua música, mas sim o principal marco da sua carreira. Pelo menos comercialmente falando, ninguém poderá discordar.

“Moving Pictures” conseguiu unir a complexidade e refino técnico do trio, com uma sonoridade mais acessível, utilizando mais sintetizadores, um prog rock com menos peso e mais “suavidade”. Tornou-se o álbum mais vendido da banda nos EUA, subindo para o terceiro lugar nas paradas da Billboard e ficando em primeiro no Canadá e excelentes números no mundo inteiro.

Gravado e mixado de outubro a novembro de 1980 no Le Studio, “Moving Pictures” seguiu um formato mais amigável ao rádio e inclui faixas que se tornaram clássica e praticamente obrigatórias nos shows, como “Tom Sawyer”, provavelmente a mais popular, e que até brinquei nas redes sociais, colocando o disco como sendo “o da música do MacGyver”, pois era o tema de abertura da popular série “Profissão: Perigo”; e temos ainda  “Limelight”, “Red Barchetta” e o altamente elogiado instrumental da banda, “ YYZ”, que é o código de identificação do aeroporto IATA (Aeroporto Internacional Pearson de Toronto).

Sobre a arte da capa, a própria banda descreve no seu site, explicando que é um monumento ao triplo sentido. Podemos ver as “Imagens em Movimento”(Moving Pictures) sendo carregadas, as pessoas choram porque as imagens que passam são emocionalmente “comoventes” (Moving), e a contracapa mostra uma equipe de filmagem fazendo uma “imagem em movimento” (Moving Picture) de toda a cena.

Mais um clássico do Rock, daqueles que ditou tendências, segue inspirando gerações e soando atual.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…