Clássicos do Rock: significados de baladas famosas e suas musas inspiradoras

  • 21 de outubro de 2023
f3fabe99-385a-4595-9a53-b3f6d14500d2.jpeg

Compor uma música, uma canção, é algo que não tem uma receita, ou uma fórmula precisa, e assim como outras formas de fazer arte, a inspiração surge de várias fontes, como um fato relevante na vida pessoal, um acontecimento histórico, um acaso, uma bela paisagem ou uma musa inspiradora! E as musas, seja de forma positiva ou negativa, foram fonte de muitas músicas, então separei algumas que acredito, estão entre as mais conhecidas, relevantes e interessantes canções que foram batizadas com nome de mulheres, ou musas que inspiraram o compositor:

“Beth” – Kiss


A música soa “doce”, mas de certa forma é cruel. Foi escrita inspirada na esposa do guitarrista da banda Chelsea, onde Peter Criss, baterista do Kiss tocava antes. O nome dela era Rebecca – e todos a chamavam de ‘Beck’, nome original da canção. E fala sobre a esposa que ficava em casa enquanto o músico virava as noites com a banda.

 

“Rosanna” – Toto


Um dos maiores grupos de AOR ou Rock de Arena, também dono de muitas canções com nomes de mulheres, ou falando sobre suas musas, mas certamente “Rosanna” (“Toto IV”, 1982) é um dos maiores sucessos comerciais do grupo, nominada canção do ano no Grammy de 1983. Há a versão de que a música foi composta em homenagem a atriz Rosanna Arquette, que na época era namorada do tecladista Steve Porcaro, mas David Paich afirma que se inspirou em outras garotas que passaram pela sua vida, e gostava da sonoridade do nome “Rosanna”.

“Layla” – Eric Clapton


Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Clapton possui uma enorme gama de grandes canções, e a balada “Layla”, lançada em 1970, na época que Clapton comandava o “Derek and the Dominos”, teve como musa inspiradora a modelo Pattie Boyd, que era casada com George Harrison (Beatles), um grande amigo de Clapton. Mais tarde, após se divorciar de Harrison, Pattie casou com Clapton em 1979, divorciando-se dele também, pelos mesmos motivos que deixará Harrison: os problemas com drogas. A música ganhou um estigma de maldita, porque todas as pessoas ligadas a gravação do álbum acabaram envolvendo-se em tragédias na época, menos Clapton, que somente muitos anos mais tarde sofreu a perda do filho.

“Eleanor Rigby”


Beatles: Bela canção de arranjos inovadores na época (consta no álbum “Revolver”, de 66), e atual até hoje, fala sobre solidão, e essa personagem, uma pessoa de idade mais avançada, pode muito bem ser uma pessoa real. Ganhou até uma estátua, em Liverpool, dedicada à canção e a todas as pessoas solitárias.

“Lola” – The Kinks


Escrita por Ray Davies e gravada pelo grupo inglês, a canção tem um riff muito marcante e refrão pegajoso, e fala sobre um encontro, onde tudo leva a crer que o personagem conhece uma pessoa, mas que provavelmente era um travesti, e ele narra sua confusão, como podemos ver em versos como “Caminha como uma mulher, e fala como um homem…”. Reza a lenda que foi inspirada em uma experiência real do empresário da banda!

“Sarah” – Thin Lizzy


A música que está no álbum “Black Rose: A Rock Legend” (1979), foi composta por Phil Lynott e Gary Moore, em homenagem a recém nascida filha de Phil, e além disso, a curiosidade é que há duas músicas compostas por ele com o título “Sarah”. A primeira, está no álbum “Shades of a Blue Orphanage” (1972) e é em homenagem a avó de Phil, e a canção para sua filha, não raramente é creditada como “My Sarah”, inclusive saindo a grafia incorreta na edição norte americana do álbum.

“See Emily Play” – Pink Floyd


A inspiração de Syd Barrett por trás da faixa é supostamente uma garota que ele viu, chamada Emily, enquanto estava viajando de LSD e dormindo na floresta. Mais tarde, no livro de Nicholas Schaffner, A Saucerful of Secrets: The Pink Floyd Odyssey, surgiu a versão de que Emily era a Honorável Emily Young, filha do político e escritor inglês Wayland Young, segundo Barão Kennet.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…