Clássicos do Rock: Thin Lizzy “Black Rose”

  • 19 de abril de 2024
3170443b-a6e0-4410-925f-107ef13c35a0

alvez os irlandeses do Thin Lizzy não tenham atingido o patamar de outros nomes dos anos 70, mas é um grupo que deixou um legado marcante. Seu talentoso e carismático fundador, o vocalista e baixista Phil Lynott (20/08/49 – 04/01/1986), tem até uma estátua em sua homenagem na capital irlandesa, Dublin. Até um time de futebol do país lançou camiseta em alusão a banda, considerados ícones nacionais. Lynott e o Thin Lizzy são cultuados inclusive por músicos de bandas como Metallica  (que fez uma versão para “Whisky in The Jar”) e Iron Maiden, que os citam como influências e ídolos.

Dentre vários álbuns excelentes, neste mês de abril o seu 9° álbum, “Black Rose – A Rock Legend” (1979), completou 45 anos. A faixa título traz elementos da música folclórica irlandesa, incorporando canções tradicionais e alusões do poeta William Butler Yeats ao jogador de futebol George Best, amigo do líder de banda e principal compositor Phil Lynott.

 

Lançado em 1979 está entre os considerados melhores álbuns do Lizzy, sendo também um dos mais bem sucedidos comercialmente, e pessoalmente o coloco muito perto do pódio com o número um da banda, “Jailbreak”.  Em “Black Rose” o grupo contava com Gary Moore fazendo a dupla de guitarras com Scott Gorham,no baixo e voz, naturalmente, Phil Lynott, e Brian Downey na bateria. 9 faixas embaladas por mais uma icônica capa feita pelo artista plástico irlandês Jim Fitzpatrick, que assina também a contracapa, com uma pintura dos membros da banda.

 

Daqueles álbuns que se ouve inteiro sem pular faixas, tendo algumas pérolas definitivas do Thin Lizzy, como a cativante e melodiosa “Do Anything you Want To”; a paulada “Waiting for an Alibi”, mas com as melodias características das guitarras gêmeas ; a épica “Roisin Dubh (Black Rose), com os duelos dos guitarrista e incursões de melodias típicas irlandesas; a bela balada, e uma das minhas preferidas da banda, “Sarah”, que Phil compôs para sua filha. Um clássico obrigatório a todo amante do Hard Rock e Classic Rock.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…