Comemorações do centenário de Jayme Caetano Braun iniciam no dia 30 de janeiro em São Luiz Gonzaga

  • 23 de janeiro de 2024
Tertúlia livre em homenagem ao pajador será realizado no dia 30 de janeiro

O ano de 2024 será de celebração ao centenário de nascimento do grande pajador, Jayme Caetano Braun. Em São Luiz Gonzaga, as comemorações iniciam em 30 de janeiro, dia do nascimento do artista e também Dia do Pajador Gaúcho. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC) e a Comissão do Centenário.

A programação do dia 30 de janeiro inicia com uma cavalgada, a qual terá a participação de entidades tradicionalistas do município. O ponto de partida será da antiga casa do pajador, atual empresa Casa da Alface, próxima ao Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro. No local, às 17 horas, familiares de Jayme Caetano Braun realizarão o descerramento de uma placa, que será fixada no imóvel, informando sobre o período que o poeta morou no local. Após o ato solene, os cavalarianos seguirão em direção ao Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.

A programação na praça está prevista para iniciar às 18 horas, com a chegada da comitiva. No local, será realizada a entrega da Medalha do Pajador, mateada, a degustação gratuita de arroz carreteiro (prato típico do município) e promovida uma tertúlia livre em homenagem a Jayme Caetano Braun. A tertúlia será aberta a todos os artistas que desejarem participar.

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga convida a comunidade para prestigiar as atrações do dia 30 de janeiro, a partir das 18 horas, no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun!

Medalha do Pajador – No dia 30 de janeiro, o Piquete Entardecer do Pago será agraciado com a tradicional “Medalha do Pajador” e certificado. Instituída em 2018 e entregue anualmente, a honraria é patrocinada e confeccionada pelo escultor Vinícius Ribeiro e destinada às entidades e pessoas que trabalham na preservação do legado do grande pajador e na divulgação da cultura gaúcha.

Durante a celebração, também será realizada a entrega de certificados às entidades tradicionalistas e personalidades que já receberam a honraria. Os agraciados com os certificados serão: CTG Galpão de Estância, DN Carlos Bastos do Prado, Piquete Cultivando a Tradição, Piquete Pago Xucro, Piquete Dragões do Rio Grande, Piquete Velho Casarão, Piquete Querência Aberta, Piquete Ponteiros do Rio Grande (ASSTBM), Piquete Querência do Bugio e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Comissão do Centenário de Jayme Caetano Braun  

Fotos: Larissa Dorneles (arquivo) e Divulgação   

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…