Comitiva visitou Instituto Federal de São Borja 

  • 25 de agosto de 2023
Comitiva SLG IFFar

A mobilização da comunidade na busca pela implantação de campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em São Luiz Gonzaga segue forte. Ontem, quinta-feira , o Grupo de Trabalho (GT) Pedagógico pró-IFFar esteve em São Borja, visitando o campus da instituição naquele Município.

A comitiva foi integrada pela secretária municipal de Educação e Esporte (Semede), Mariza Klein Ditz; pela assessora pedagógica da Semede, Cristiane de Oliveira; e pelas integrantes do GT Pedagógico Eni Malgarin e Cláudia Hernandes. No local, elas foram recepcionadas pelo diretor-geral do campus IFFar São Borja, Artênio Rabuske; pela diretora de ensino, Maíra Frigo, e pelos servidores públicos Kellem Soares, Martina Garcia e Bianca Ambrosini.

Durante a visita para conhecer as instalações do campus, o grupo foi informado sobre o processo de escolha e implementação dos cursos atualmente ofertados em São Borja. Para a definição dos cursos, foi realizada uma pesquisa com a população a fim de entender os eixos (áreas), as demandas do município e verificar a viabilidade de implantação. Após essas definições, em um primeiro momento, foram ofertados cursos técnicos e após, cursos de graduação.

Expectativa – Também foi destacado durante a visita que o município precisa pensar em cursos inovadores, que possam ser expandidos e que consigam atender exigências mínimas, como laboratórios, espaço físico, número de professores, entre outras.

O grupo pedagógico aguarda o retorno do Ministério da Educação (MEC) sobre  a definição se o município será, ou não, contemplado com a implantação do campus do IFFar em São Luiz Gonzaga. “O município efetuou todos os encaminhamentos necessários, tanto na questão estrutural como pedagógica, além da grande mobilização que o movimento pró-IFFar São Luiz Gonzaga alcançou em toda a região. Agora, aguardamos o posicionamento do MEC, o qual esperamos ser positivo, para seguir com as ações necessárias para a implantação dos cursos”, afirmou a secretária Mariza Klein Ditz.

Caso o município seja contemplado, será promovida uma pesquisa, presencial e on-line, para que a comunidade informe quais cursos são de interesse da população para serem implantadas na possível futura unidade do Instituto Federal Farroupilha de São Luiz Gonzaga.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…