Como anda sua imagem pessoal?

  • 14 de abril de 2023
coluna moda 3

Esse assunto não é novidade, porém é tão importante que vale a pena reforçar de tempos em tempos. A sua imagem pessoal afeta diretamente o valor que as pessoas percebem em você como profissional e o quanto elas estão dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço.

É um fato, as pessoas respondem primeiro à sua aparência depois a você. E isso não é uma questão de maldade ou futilidade. É um instinto natural do ser humano analisar a aparência e criar uma suposição em menos de 5 segundos. Isso porque há centenas de anos, era esse instinto que nos ajudava a identificar possíveis perigos e inimigos.

Já hoje em dia, o instinto julgador nos faz avaliar nossos concorrentes, prestadores de serviço, colegas de trabalho, fornecedores e atendentes de forma a imaginar o valor profissional daquela pessoa. Nesse contexto, a imagem pessoal é uma ferramenta que potencializa a percepção de quem você é e principalmente de quem você gostaria de ser. No momento você é apenas um funcionário e acredita que quem deve estar bem vestido é o chefe ou gerente? Bem, continue pensando assim para ser só mais um funcionário para sempre. A imagem pessoal não define a sua competência, mas faz com que os outros percebam mais rápido o quanto você é bom naquilo que faz.

Não basta ser, você precisa parecer, e a sua aparência importa tanto quanto o seu talento. E não, isso não significa usar roupas caras e fazer dívidas para parecer ter dinheiro de sobra. É sobre definir uma imagem e repeti-la com consistência, levando em conta a sua postura, tom de voz, higiene, corte de cabelo e tudo o mais. Um grande exemplo de imagem pessoal bem construída e simples, é o gênio Steve Jobs, que sempre se apresentava usando jeans e camiseta preta. Porém sua postura e demais características faziam com que fosse impossível duvidar de qualquer capacidade.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…