Concurso interno de oratória | XIII Rotaractíadas

  • 13 de outubro de 2023

A arte de falar em público


Neste mês realizaremos o nosso VII Concurso Interno de Oratória do Rotaract Club de São Luiz Gonzaga, sob o tema “Como podemos ser saudáveis em um mundo totalmente doente?”. Mas afinal, por que gostamos tanto da arte do falar dentro do nosso programa?

No Rotaract acreditamos que a oratória vai muito além do que só falar em público: a oratória, retórica e independentemente do nome que se quiser chamar, é capaz de fazer coisas que nada no mundo pode fazer. A arte de falar levou os homens a iniciarem e terminarem guerras, uniu e separou nações e diariamente está presente no nosso cotidiano.

A fim de desenvolver nossos associados e prepará-los profissionalmente para a vida e um mercado de trabalho que cada dia mais exige que as pessoas tenham um grande poder de persuasão, o Rotaract tem como um dos seus viés mais importantes a arte de falar em público. Isso se dá pelo chamado Concurso de Oratória.

Todas as fases do Concurso possuem um tema e basicamente a mesma estrutura:

  • recebemos o edital com o lançamento do tema;
  • os editais dos concursos internos são baseados no edital do Concurso Distrital e os editais de ambas as fases do Concurso Distrital é baseado nos produzidos para o Concurso Nacional de Oratória.

O maior objetivo de tudo isso e dessa “igualdade” é justamente preparar o orador para todas as fases que ele poderá passar.

O Concurso, ao todo possui 6 fases, sendo elas as seguintes:

  • Concurso Interno de Oratória (CIO), realizado internamente por cada clube. O vencedor é indicado automaticamente para a semifinal do Concurso Distrital de Oratória;
  • Semifinal do Concurso Distrital de Oratória (CDO), realizada no Dia do Profissional, onde são escolhidos, por jurados qualificados, 5 oradores, os quais estarão competindo na fase final que acontece na CODIRC (Conferência Distrital de Rotaracts Clubs);
  • Final do Concurso Distrital de Oratória (CDO): esta é a última fase do CDO, ocorrendo na mesma sistemática da fase semifinal, com o diferencial de que, desta vez, são menos oradores do que na primeira fase distrital;

Todas as fases do Concurso Nacional de Oratória ocorrem na CONARC (Conferência Nacional de Rotaracts Clubs), realizada abualmente em um lugar diferente do Brasil. As fases do Concurso Nacional de Oratória subdivide-se em:

  • Fase classificatória do CNO
  • Fase semifinal do Concurso Nacional de Oratória
  • Final do Concurso Nacional de Oratória

O nosso clube até então carregou por duas vezes o título de 1° Lugar no Concurso Distrital de Oratória, com os companheiros Fábio Brum Machado e Grasieli Damian. O companheiro Fábio chegou até à fase classificatória do Concurso Nacional de Oratória.

A companheira Grasieli irá para a fase classificatória do CNO em janeiro de 2024, na cidade de Blumenau/SC.

 

Diversão, música, companheirismo e troféu.


Nos dias 7 e 8, os companheiros João Pedro Weber e Luydi Botezeli estiveram presentes nas XIII Rotaractíadas do Distrito 4660, realizada na cidade e sediada pelo clube de Três de Maio. O evento teve como tema o “Universo Marvel”. As Rotaractíadas ocorrem uma vez durante a gestão e o seu principal objetivo é integrar os companheiros do nosso distrito, com brincadeiras e muita criatividade.

Os companheiros trouxeram para a casa o prêmio de 1° Lugar na Corrida de Colher Masculino.

Se você tem interesse em saber mais é só acessar o nosso Instagram **@‌endpoliorun** e já aproveita para nos acompanhar nas redes sociais (Instagram: @‌rotaract_slg_ e Facebook: Rotaract Club de São Luiz Gonzaga) para saber tudo o que estamos fazendo na nossa comunidade.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…