Conferência

  • 26 de janeiro de 2024
7fb97db2-d3c3-4cde-bd12-b534f2ac44b0

Na quinta-feira teve início a Conferência Nacional de Rotaract Clubs do Brasil – CONARC na cidade de Blumenau/SC. Estamos com três companheiros presentes no evento: Luydi Kunzler Botezeli, atual Representante Distrital de Rotaract Clubs do nosso Distrito; Vitor Ribas, representante distrital do próximo ano rotário; e Grasieli Damian, campeã distrital do Concurso de Oratória e representante do nosso Distrito no Concurso Nacional de Oratória, que será realizado durante a CONARC.

Além da participação neste concurso de oratória, vamos estar presente com dois projetos no Concurso Nacional de Projetos. Na última semana, o nosso Distrito, através do Instagram @‌rotaract4660, divulgou informações sobre estes dois projetos:

Rádio Rotaract: 6ª Temporada – As Informações de qualidade, referenciadas, com dinamismo e realidade são algo muito importante nos dias atuais, sendo que a procedência de informações pelos meios digitais pode perder um pouco da confiabilidade por parte da pessoa que as recebe, uma vez que no tempo que vivemos, cada vez mais as fake news ganham espaço e notícias são distorcidas.

Também, há alguns anos, o clube percebeu a necessidade de alcançar um público diferenciado na comunidade, isso porque, em razão de ser uma cidade interiorana, muitas das pessoas ainda utilizam do rádio para se manter atualizadas e diante disso, surgiu a primeira versão do projeto, realizada ao longo dos anos 2017 e 2018, gerando ótimos resultados.

Existe, ainda, um fator importante a ser considerado, que é a importância de um clube de serviço como o Rotaract tem em demonstrar com transparência os resultados das suas ações e projetos à comunidade em que se insere. É por todos esses motivos que o Rotaract Club de São Luiz Gonzaga entrou no 6º ano do projeto Rádio Rotaract!

End Pólio Run – A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa e mortal causada por um vírus. Foi reconhecida como problema de saúde pública no final do século XIX, quando epidemias começaram a ser registradas em vários países do mundo. Os primeiros relatos da doença chegaram ao Brasil em 1911, em São Paulo. Após um período de combate ao vírus e vacinação em massa, foi registrado, o último caso da doença.

O Rotary International iniciou sua luta através de alguns voluntários das Filipinas que tiveram a iniciativa de ajudarem um posto de saúde na imunização de crianças, a partir de então James Bomar Jr, o então representante de RI começou a trabalhar formas de ajudar o governo americano na imunização contra a Poliomielite, porém somente em 1985 o Rotary lançou oficialmente a campanha Pólio Plus e foi fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988, graças à dedicação do Rotary e demais entidades os casos, ao redor do mundo, tiveram uma diminuição de 99,9% desde a primeira ação de vacinação.

Atualmente mais de 2,5 bilhões de crianças já receberam a vacina oral contra a Poliomielite. Porém em 2021, a Organização Mundial de Saúde divulgou um relatório de imunização, incluindo contra a Poliomielite, que mostrou uma queda de 5%. As baixas coberturas vacinais no Brasil são preocupantes, inclusive o país registrou, depois de 33 anos, um caso de paralisia infantil, no Pará. Diante das notícias e de casos recentes no Brasil, o Rotaract Club de São Luiz Gonzaga sentiu a necessidade de realizar um projeto onde divulgasse informações sobre a Pólio, formas de prevenções e como realizar doações para o Fundo Pólio Plus.

Na próxima semana vamos falar sobre o concurso de oratória. Estamos na torcida pela nossa companheira. Te convidamos a vir ler a nossa próxima coluna.

Vem conhecer o Rotaract!

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…