Conselheiros tutelares eleitos são empossados em São Luiz Gonzaga

  • 12 de janeiro de 2024

Em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na última quarta-feira (10), os novos conselheiros tutelares de São Luiz Gonzaga – eleitos em outubro de 2023 – foram oficialmente empossados e diplomados. Os membros iniciam os trabalhos nesta semana e terão mandato de quatro anos, pela gestão 2024/2028.

A cerimônia de posse e diplomação – promovida e coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) – contou com a presença do prefeito em exercício, Piti Werle; da secretária de Ação Social e Comunitária, Nelvia Tavares; da vereadora Rose Grings, representando o Poder Legislativo na formação de honra; dos vereadores Laureano Castilho e Adão Schmitz; demais autoridades públicas e integrantes da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o presidente do COMDICA, Vinicius Correa Eckerleben, agradeceu à Comissão Especial Eleitoral, que desempenhou papel fundamental no processo de escolha dos conselheiros e conselheiras tutelares. O titular também reafirmou o compromisso do COMDICA para com o Conselho Tutelar, desejando que o conselho seja um espaço de diálogo, empatia e ação efetiva. “Unidos, moldaremos um ambiente no qual cada criança e adolescente tenham sua voz ouvida e seus direitos respeitados”, destacou.

A conselheira tutelar Elisabete de Oliveira Marian, representando os conselheiros eleitos, realizou a condução do juramento solene, destacando o compromisso assumido com a comunidade. Após, os novos integrantes assinaram os Termos de Posse e receberam os diplomas.

 

TITULARES E SUPLENTES – Confira a relação de conselheiros tutelares empossados e diplomados para a gestão 2024/2028:

 

CONSELHEIROS TITULARES:  

1º colocado: Marisete Marques Vieira;

2º colocado: Débora Maria Penteado Saratt;

3º colocado: Elisabete de Oliveira Marian;

4º colocado: Luciano de Moura Panegalli;

5º colocado: Antonio César Marques de Mattos.

 

CONSELHEIROS SUPLENTES: 

6º colocado: Fábio Roberto Borba do Prado;

7º colocado: Edelmira Borck Monroe;

8º colocado: Dalva Dutra de Oliveira;

9º colocado: Rejane Marceli Duarte Lobo;

10º colocado: Rene Domeraski;

11º colocado: Cáthia Cilene Mazzanti Barroso;

12º colocado: Maria Iara Gonçalves da Silva;

13º colocado: Ambrósio Carlos Lopes;

14º colocado: Drazieli Oliveira Sodré.

 

O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo que sua normatização está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O órgão tem atuação fundamental, pois serve como porta de entrada para denúncias referentes a qualquer tipo de violação dos direitos de crianças e adolescentes, sendo que qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia.

 

Pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA)

Foto: Divulgação / COMDICA    

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…