Os Conselhos Municipais de Turismo são consultivos e deliberativos, tendo como competências, debater, promover e formular propostas de ações para o desenvolvimento do turismo municipal. Pensando nestas competências, em agosto de 2013 foi realizada a primeira reunião do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de São Luiz Gonzaga, o qual foi revitalizado por meio da Lei Nº 5.235, de 30 de julho de 2013, coordenado pela então chefe do Setor de Turismo, Sandra Ferreira.
A partir daí, seguiram-se outros trâmites, como a apresentação do regimento interno do Conselho, bem como a eleição da diretoria, que recaiu sobre Carlos Sidnei Ferreira, por aclamação, no mês de novembro do mesmo ano. Na oportunidade, Ferreira, que era representante da APARP, destacou a importância em trabalhar com as potencialidades de nossas principais referências históricas e culturais, contando para isso, com um estruturado Conselho e o apoio dos demais membros do COMTUR.
Já no mês de dezembro, foi formada uma comissão para estruturar o Plano Municipal de Turismo, que serviu de modelo para a Região Missioneira. Em dezembro de 2015, Carlos Eduardo Corrêa foi eleito presidente do COMTUR. Já em janeiro de 2017, Rose Grings assumiu como Chefe do Setor de Turismo, e em dezembro do mesmo ano, Carlos Sidnei Ferreira foi novamente eleito como presidente do Conselho, cargo em que permanece até os dias atuais.
Neste período, o COMTUR tem sido presente em diversos momentos importantes do Turismo local, como a revitalização da Festa do Arroz Carreteiro, que ganhou um novo formato, maior e em nível regional, em junho de 2017, em sua quarta edição. O Conselho também está envolvido diretamente com a entrega da “Medalha do Pajador”, entregue pela primeira vez em janeiro de 2018, para o CTG Galpão de Estância e o DN Carlos Bastos do Prado. Desde então, anualmente, nomes importantes no meio cultural são-luizense são homenageados pelo trabalho realizado em prol da cultura e do turismo no Município.
Ainda em 2018, no mês de fevereiro, foi retomada pela Administração Municipal, a honraria “Comenda Sepé Tiaraju”, uma Lei de 2004, que também homenageia pessoas e entidades que elevam o nome de São Luiz Gonzaga nas áreas da cultura e do turismo. Dando uma maior ênfase e destaque ao trabalho desenvolvido pelo COMTUR em conjunto com o Setor de Turismo, em setembro de 2018, foi sancionada pelo prefeito Sidney Brondani, a Lei Nº 5.842, criando a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, assumida em janeiro de 2019, por Rose Grings. Em janeiro de 2021, Luiza Caterine Santos Panegalli assumiu como Secretária Municipal de Turismo e Cultura, bem como Rose Grings como vereadora, seguindo Carlos Sidnei Ferreira como presidente do COMTUR.
Segundo o presidente do Conselho, Carlos Sidnei Ferreira, “passados 10 anos da revitalização do COMTUR, hoje vemos como foi importante a reativação desse Conselho. Foram muitos trabalhos desenvolvidos e conquistas para a nossa cidade. Nesses 10 anos de atividades, coordenei o Conselho por oito anos como presidente e dois como conselheiro. Só tenho a agradecer aos conselheiros que me apoiaram e me mantiveram no cargo por quatro mandatos. Minha bandeira era a área ambiental e esse envolvimento com o turismo e a cultura me auxiliou no crescimento como ativista e voluntário. Sinto-me orgulhoso de fazer parte da história e progresso da Capital Estadual da Música Missioneira e Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro, trabalhando em parceria com a vereadora Rose Grings, desde quando era Chefe do Setor do Turismo e com a Secretária Luiza Caterine, que hoje coordena a Secretaria com uma equipe pequena, mas o carinho, respeito e agradecimento por eles é enorme. Continuarei com a luta pelo tempo que Deus me permitir, sempre representado a APARP – Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini, entidade essa que possui uma cadeira no Conselho Municipal de Turismo”, completou Ferreira. (Por Márcio Greff/Assessor Parlamentar)
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030