Conselho Municipal de Turismo completou 10 anos de atuação em São Luiz Gonzaga

  • 19 de janeiro de 2024
Carlos Sidnei Ferreira está há anos à frente do COMTUR

Os Conselhos Municipais de Turismo são consultivos e deliberativos, tendo como competências, debater, promover e formular propostas de ações para o desenvolvimento do turismo municipal. Pensando nestas competências, em agosto de 2013 foi realizada a primeira reunião do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de São Luiz Gonzaga, o qual foi revitalizado por meio da Lei Nº 5.235, de 30 de julho de 2013, coordenado pela então chefe do Setor de Turismo, Sandra Ferreira.

A partir daí, seguiram-se outros trâmites, como a apresentação do regimento interno do Conselho, bem como a eleição da diretoria, que recaiu sobre Carlos Sidnei Ferreira, por aclamação, no mês de novembro do mesmo ano. Na oportunidade, Ferreira, que era representante da APARP, destacou a importância em trabalhar com as potencialidades de nossas principais referências históricas e culturais, contando para isso, com um estruturado Conselho e o apoio dos demais membros do COMTUR.

Carlos Sidnei Ferreira está há anos à frente do COMTUR

Já no mês de dezembro, foi formada uma comissão para estruturar o Plano Municipal de Turismo, que serviu de modelo para a Região Missioneira. Em dezembro de 2015, Carlos Eduardo Corrêa foi eleito presidente do COMTUR. Já em janeiro de 2017, Rose Grings assumiu como Chefe do Setor de Turismo, e em dezembro do mesmo ano, Carlos Sidnei Ferreira foi novamente eleito como presidente do Conselho, cargo em que permanece até os dias atuais.

Neste período, o COMTUR tem sido presente em diversos momentos importantes do Turismo local, como a revitalização da Festa do Arroz Carreteiro, que ganhou um novo formato, maior e em nível regional, em junho de 2017, em sua quarta edição. O Conselho também está envolvido diretamente com a entrega da “Medalha do Pajador”, entregue pela primeira vez em janeiro de 2018, para o CTG Galpão de Estância e o DN Carlos Bastos do Prado. Desde então, anualmente, nomes importantes no meio cultural são-luizense são homenageados pelo trabalho realizado em prol da cultura e do turismo no Município.

Ainda em 2018, no mês de fevereiro, foi retomada pela Administração Municipal, a honraria “Comenda Sepé Tiaraju”, uma Lei de 2004, que também homenageia pessoas e entidades que elevam o nome de São Luiz Gonzaga nas áreas da cultura e do turismo. Dando uma maior ênfase e destaque ao trabalho desenvolvido pelo COMTUR em conjunto com o Setor de Turismo, em setembro de 2018, foi sancionada pelo prefeito Sidney Brondani, a Lei Nº 5.842, criando a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, assumida em janeiro de 2019, por Rose Grings. Em janeiro de 2021, Luiza Caterine Santos Panegalli assumiu como Secretária Municipal de Turismo e Cultura, bem como Rose Grings como vereadora, seguindo Carlos Sidnei Ferreira como presidente do COMTUR.

Segundo o presidente do Conselho, Carlos Sidnei Ferreira, “passados 10 anos da revitalização do COMTUR, hoje vemos como foi importante a reativação desse Conselho. Foram muitos trabalhos desenvolvidos e conquistas para a nossa cidade. Nesses 10 anos de atividades, coordenei o Conselho por oito anos como presidente e dois como conselheiro. Só tenho a agradecer aos conselheiros que me apoiaram e me mantiveram no cargo por quatro mandatos. Minha bandeira era a área ambiental e esse envolvimento com o turismo e a cultura me auxiliou no crescimento como ativista e voluntário. Sinto-me orgulhoso de fazer parte da história e progresso da Capital Estadual da Música Missioneira e Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro, trabalhando em parceria com a vereadora Rose Grings, desde quando era Chefe do Setor do Turismo e com a Secretária Luiza Caterine, que hoje coordena a Secretaria com uma equipe pequena, mas o carinho, respeito e agradecimento por eles é enorme. Continuarei com a luta pelo tempo que Deus me permitir, sempre representado a APARP – Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini, entidade essa que possui uma cadeira no Conselho Municipal de Turismo”, completou Ferreira. (Por Márcio Greff/Assessor Parlamentar)

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…