Consórcio Saúde seguirá pagando Programa de Saúde da Mulher

  • 21 de julho de 2023
CIS Missões POA

A manutenção dos atendimentos do Programa de Saúde da Mulher para pacientes de São Luiz Gonzaga, feitos por profissionais do Hospital São José, de Giruá, foi o tema de reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. O encontro, ocorrido em Porto Alegre na terça-feira, contou com a participação do prefeito são-luizense e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (COIS), Sidney Brondani, e representantes de municípios que integram a associação.

Durante a reunião, a secretária Arita Bergmann explicou que o Governo do Estado não pode contratar o Hospital São José por se tratar de uma gestão plena. Porém, é viável para a pasta firmar convênio com o Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) para a prestação do serviço. Bergmann informou que o Governo do Estado pretende implantar novos centros de referência da saúde da mulher, não tendo motivos para retroceder na região missioneira, onde o serviço está funcionando.

Na ocasião, foi acordado que o COIS seguirá custeando os atendimentos do Programa de Saúde da Mulher em São Luiz Gonzaga, evitando longas viagens e desconfortos para as mulheres da cidade e de municípios da região atendidas no Centro de Saúde. Mensalmente, o consórcio repassa pelo serviço ao hospital de Giruá aproximadamente R$ 50 mil, arcando com as despesas de custeio. O contrato com o Hospital São José será prorrogado até dezembro de 2023. Neste período, o HSLG deverá se adequar para prestar esse importante serviço de saúde pública voltado às mulheres da região, conveniado com o Governo do Estado.

O Programa de Saúde da Mulher oferta exames de mamografia, ultrassom mamária, biópsia de agulha fina e grossa e colposcopia, além de todos os exames e análises patológicas das biópsias realizadas. Os atendimentos são realizados junto ao Centro de Saúde (na Avenida Senador Pinheiro Machado, próximo à Praça da Matriz), no Centro de Saúde da Mulher. Mais informações podem ser obtidas pelo número (55) 3352-9092.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…