Corsan recupera mais de 3,5 mil metros quadrados de vias em obras de esgotamento sanitário

  • 22 de maio de 2024
Corsan Avenida 1

Com mais de 95% das obras de esgotamento sanitário concluídas, a Corsan finalizou também a recuperação da pavimentação em mais de 3,5 mil metros quadrados em São Luiz Gonzaga. Devido ao grande volume de chuva que atingiu a cidade nos últimos meses, foi necessário refazer o serviço em vários trechos.

Segundo a companhia, o revestimento já foi concluído nas ruas Edemar Fabrício, Treze de Maio, Leovegildo Paiva, Rui Ramos, General Neto, Davi Canabarro, General Osório, Silva Jardim e avenida Senador Pinheiro Machado. Nas próximas semanas, as equipes irão trabalhar na Rua General Câmara, na Travessa Deóclides Gomes e em um trecho da Silva Jardim e Davi Canabarro. A obra de implantação de redes coletoras de esgoto no município prevê a instalação de 25 quilômetros de redes, para 1.680 ligações a residências e estabelecimentos comerciais, localizados na área central e nos bairros Raimundo Gomes Neto e Vila Marcos.

Já estão implantados aproximadamente 21 quilômetros de rede, que possibilitarão 1.615 novas ligações. O investimento é de R$ 17,2 milhões. O projeto prevê ainda a implantação da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE), que também está em fase de conclusão. Faltam as instalações elétricas e mecânicas. Esta parte da obra está localizada nas ruas Hipólito Ribeiro e Tiradentes. A estação terá capacidade de vazão de 44 litros de esgoto por segundo.

A previsão é de que as obras no município sejam concluídas até agosto. Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.

Legenda: Mais de 95% das obras na cidade já estão concluídas

Crédito: Corsan

Escola Mamede retoma aulas nesta quinta. Outras três seguem paralisadas

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede) informou que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Manoel Mamede de…

Café de Cambona irá reunir doações para atingidos pelo temporal em São Luiz Gonzaga

Os eventos V Expo São Nicolau e XIV Café de Cambona, que ocorrerão entre 28 e 30 de junho em…

Sala do Empreendedor recebe informações de micro e pequenas empresas atingidas

Inserida no trabalho de apoio à recuperação do município após a tempestade ocorrida no final de semana, a Sala do…