Curta-metragem, “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha”

  • 21 de outubro de 2023
300px-Gumercindo_tropa

Bossoroca


O documentário curta-metragem, “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha”, foi selecionado para participar da mostra competitiva do Festival Internacional de Cine Documental del Uruguay 2023 – 17º Atlanticdoc, que iniciou no dia 16 e segue até 29 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai e em outras 12 salas do país.

A obra retrata uma das histórias mais extraordinárias do período revolucionário rio-grandense e tem ficha técnica assinada somente com nomes do Rio Grande do Sul, como a produção executiva e roteiro de Marcos Fabricio, de Bossoroca.

Também tem a participação especial da atriz santa-mariense Vera Mesquita, a narração do professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Rogério Rocha Lobato e depoimentos de pesquisadores e memorialistas de Bossoroca, Santa Maria e Santiago, como Crescêncio Fabricio da Silva, Walter Jobim Neto e Valdir Amaral Pinto, respectivamente.

A Confraria Cavaleira da Paz, de Porto Alegre, também participa da obra audiovisual, assim como figurantes de Itacurubi, Bossoroca e Carovi, distrito de Santiago, onde foram gravadas as cenas e também onde aconteceram os fatos históricos abordados pelo trabalho.

Este curta-metragem conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bossoroca.

Crédito Imagem: Wikipédia

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…