A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de São Luiz Gonzaga recebeu nesta terça-feira, dia 18, a confirmação dos dois primeiros casos de dengue autóctone, quando a doença é contraída no município onde o paciente reside. Os dois pacientes, uma mulher de 50 anos e um homem, de 54 anos, moram no Bairro Duque de Caxias, não necessitaram de internação hospitalar e encontram-se bem de saúde.
No geral, a confirmação do primeiro caso de dengue em São Luiz ocorreu em março. Na ocasião, o paciente contraiu a doença em outro município (caso alóctone ou importado). Portanto, até o momento, São Luiz Gonzaga registra três casos de dengue confirmados, dois autóctones e um importado. Mais nove casos suspeitos aguardam os resultados de exames laboratoriais.
A confirmação de casos de dengue contraídos dentro do município reforça a importância dos protocolos padrões já adotados e a Secretaria Municipal de Saúde mantém o alerta para a circulação do vírus na cidade. A Vigilância Ambiental em Saúde, por meio da equipe de Combate às Endemias, segue com o trabalho de fiscalização já teve registrados focos do mosquito transmissor em diversas áreas do município.
A secretaria ressalta a importância da população efetuar uma varredura nas suas residências e locais de trabalho para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do vetor estão não deixar água parada em pratinhos de plantas, calhas, pneus e ralos, manter caixas d’água fechadas, guardar garrafas com o gargalo para baixo e manter as piscinas tratadas adequadamente.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030