• 4 de agosto de 2023

Fora do ar – A repetidora da TVE em São Luiz Gonzaga está fora do ar, depois de um curto período de permanência em atividade. Essa emissora do Estado integra a rede nacional da TV Brasil. A atual ausência da TVE ganhou mais importância, porque se tornou o único canal para as famílias que não tiveram meios de fazer os melhoramentos necessários em seus aparelhos de TV e antenas, para continuar recebendo o sinal de emissoras da capital. Não sabemos quantas famílias ficaram sem televisão, até porque foram proporcionadas facilidades para se adequar à nova estrutura.

Obra parada – Em Porto Alegre foi paralisada obra de renovação da estrutura do Parque Mauricio Sirotski Sobrinho, junto ao Rio Guaíba, que banha a capital. O motivo foi a reação da população, face o corte de árvores, em grande quantidade. Essa paralisação nas obras colocou em risco o Acampamento Farroupilha, a ser montado nesse local, na passagem da Semana Farroupilha, em setembro. Ao mesmo tempo que entidades tradicionalistas faziam protesto público, moradores de bairros limítrofes ao parque reclamaram porque o corte de árvores aumentou a temperatura média, nessa região de Porto Alegre. A crise climática, bem explicada em longos boletins meteorológicos pelos meios de comunicação, está transmitindo conhecimento à população, para participar da discussão em torno do clima.

Frutificar – O Projeto Frutificar, criado nesta cidade para estimular o plantio de árvores, está realizando, no momento, mais uma etapa dessa ação na Vila Jauri. Os moradores assumiram a campanha e estão plantando árvores junto ao passeio público, em frente de suas casas. A informação foi transmitida por João Carlos Dias de Oliveira, um dos entusiastas desse movimento. Esse projeto nasceu entre associados da Casa do Poeta, que há vários anos realiza ações culturais em São Luiz Gonzaga, agora também voltada ao meio ambiente.

Progresso – O jornal “Valor Econômico” destaca em edição desta semana, o desenvolvimento do centro-oeste brasileiro, graças ao crescimento do agronegócio nessa região.

Retorno – A profª. Anna Olivia do Nascimento retomou terça-feira sua rotina no Instituto Histórico e Geográfico, entidade que preside, desde a fundação, há 40 anos. Anna permaneceu em casa durante dois meses, para superar as consequências de um acidente doméstico.

Distrito Industrial – Esta semana visitamos o Distrito Industrial de São Luiz Gonzaga, alertado por manifestação do presidente da Coopatrigo, Paulo Cezar Vieira Pires, em reunião com a diretoria da ACI. Nessa reunião se pediu mobilização das autoridades e do empresariado para que o Distrito Industrial cumpra sua finalidade, que é promover o desenvolvimento industrial de São Luiz Gonzaga. O prefeito Sidney Brondani, presente na reunião, informou que vai determinar um levantamento da situação de todos os lotes do Distrito Industrial, desde o primeiro adquirente até a transferência para terceiros e verificar se o aproveitamento desses lotes cumprem ou não a lei que criou o Distrito Industrial. Na visita que fizemos, verificamos que a área é ocupada, preferencialmente, por famílias que produzem agricultura em pequena escala. Estamos preparando matéria especial sobre o Distrito Industrial. Adiantamos que a Coopatrigo fez grandes investimentos no local, onde concentra as suas atividades industriais, como o beneficiamento do arroz e outros cereais. Várias empresas estão instaladas, mas não representam mais que 10% de ocupação da área total.

Memorial Missioneiro – O investimento da Prefeitura Municipal e do Instituto Histórico e Geográfico, na implantação do Memorial Missioneiro está tendo retorno, no número de visitantes. Em julho, o primeiro mês desde a inauguração, apresentou o seguinte resultado: 309 visitantes, oriundos de 26 cidades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná e, ainda, vindos dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Os visitantes são acolhidos por membros do IHGSLG, que fazem plantão diariamente no local. A casa é uma reprodução das residências das famílias indígenas na Redução Jesuítica de São Luiz Gonzaga. No interior da casa, está instalada uma maquete com todos os detalhes da Redução que é a primeira referência e origem de São Luiz Gonzaga.

 

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…