• 25 de agosto de 2023

Homenagens – Já são conhecidos os homenageados deste ano nas comemorações da Semana da Pátria em São Luiz Gonzaga. E as escolhas foram muito oportunas, porque identificaram pessoas que se dedicaram a obras de grande valor humano. Os homenageados são Arlindo Lengert (ex-presidente do Hospital São Luiz Gonzaga e realizador de uma obra social de grande valor, porque pessoalmente produzia alimentos em sua casa e fazia distribuição a famílias pobres desta cidade, de forma silenciosa e atuante, na mesma linha social como integrante do Rotary Clube); e Marfiza Romero, simplesmente extraordinária na sua ação em favor das pessoas com deficiências, para as quais fez uma entidade de socorro, que atendia pessoalmente. E nunca buscaram vitrines para suas obras sociais. A população desconhece a obra que realizaram.

Terço das Mil Aves Marias – Amanhã será o último sábado do mês de agosto e cumprindo um calendário coordenado por fiéis da Igreja Católica, nesse dia será rezado o Terço das Mil Ave Marias. Terá lugar no Santuário da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, a partir das 13 horas, para ser concluído às 17 horas. O objetivo é rezar em favor da nossa comunidade, para que sempre tenhamos ações em favor do bem estar geral da população. A participação é livre para todos, pelo tempo que tiverem disponível. Essa ação religiosa se realiza todos os meses, sempre no último sábado do mês.

Manancial Cultural – As ações culturais na Expo São Luiz já estão definidas e serão oferecidas ao público através de 90 atrações, que estarão disponíveis através de um calendário já elaborado, identificando dia e horário. Essas atrações serão dirigidas para públicos diferenciados, desde crianças até adultos. A coordenadora desse setor é a professora Dinara Bortoli Tomasi.

Pavilhão da Agricultura Familiar – Atração que vai empolgar todo o público que se fizer presente na Expo São Luiz, é o pavilhão da agricultura familiar, onde serão oferecidos produtos das nossas agro-indústrias. Essa atração está sendo organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Escritório da Emater nesta cidade, que também vai administrar uma série de atrações no stand dessa entidade.

Lazer – A Expo São Luiz terá muitos pontos de alimentação, desde lanches variados até refeições completas. As adesões de empresas que vão atuar nessa área estão em fase de conclusão.

Infraestrutura – O Parque de Exposições do Sindicato Rural, onde a Expo São Luiz será instalada, vai surpreender o público com os melhoramentos feitos na infraestrutura do local do evento. Vai chamar atenção a pavimentação de rua, com concreto usinado, até o local dos eventos da pecuária e, também, o Deck Por do Sol, local onde o público da Expo São Luiz poderá ter uma visão única da nossa cidade para fazer fotos ou simplesmente curtir um novo olhar de São Luiz Gonzaga.

Crise Ambiental – Os boletins sobre o clima são cada vez maiores em todos os meios de comunicação. E mais recentemente observamos que alguns veículos da imprensa já estão dando um detalhe importante, o aumento da temperatura em relação à média histórica. Isso significa passar à população que o clima está mudando. Só a partir do domínio dessa nova realidade ambiental, que as pessoas vão perceber que toda a população tem que contribuir para essa situação ser controlada e assim não perdermos o bem estar presente em nossas vidas desde sempre.

Abandono de Idoso – Os serviços de vigilância instalados em prédios e residências permitem gravar eventos que ocorrem em frente, como foi o caso mostrado pela televisão de uma idosa, deixada por sua família, em frente de uma casa, sentada em uma cadeira de descanso. A pessoa que a retirou do automóvel a colocou na cadeira e, em seguida, entrou no carro que dirigia para deixar o local. Abandonou o idoso, certamente imaginando que outra família ou alguma entidade social iria buscá-lo para preservar a sua vida. Esse caso é um retrato da insensibilidade que infelizmente cresce e surpreende porque os autores dessa indignidade não medem a dureza da ação praticada. Esse filme, do cotidiano da população, é o mais revelador do desamor que já habita alguns corações.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…