• 16 de setembro de 2023

Chuva – As chuvas que ocorrem no Rio Grande do Sul são efeitos de El Niño, combinados com outros componentes do clima que, pelo excesso e continuidade, inundam cidades, transformam as ruas em extensões de rios que levam tudo de roldão, invadem casas e inutilizam móveis, utilidades e eletrodomésticos, como ocorre em nosso Estado desde a semana passada. Em nossa região não sofremos essas consequências, mas assim mesmo temos problemas, afora a preocupação sobre as consequências nas lavouras de inverno, que ainda não podem ser avaliadas, mas que preocupam. A previsão do tempo, com tantas alternativas para melhor ou pior, determinou o cancelamento do desfile de 7 de setembro em São Luiz Gonzaga e em todo o Estado. Mas as lembranças que temos deste momento é da velocidade das águas sobre ruas de cidades do Estado. Não é só o El Niño, o clima é que está desorientado. Precisamos saber o que devemos fazer para ajustar esse controle. As chuvas em São Luiz Gonzaga, superaram a marca dos 332mm, mais que o dobro da precipitação média mensal aqui. E já iniciamos, esta semana, nova contagem do volume das chuvas.

Contrabando de soja – Soja da Argentina está sendo transferido, de forma clandestina, para o Brasil, onde a comercialização é mais vantajosa.

Perfil turístico – A Região das Missões definiu o seu perfil turístico, respaldado nos Sete Povos das Missões. Definição acertada, mas que deve agregar outros valores culturais. Na Expointer, a Funmissões fez apresentação de seu projeto turístico. Mas antes de tudo é preciso acreditar no turismo como atividade empresarial que rende resultados importantes.

Asfalto – Estamos a poucos dias do início da Expo São Luiz e o asfaltamento nas ruas que dão acesso ao parque de exposições ainda não foi realizado pelo Estado. Essa obra foi solicitada ao governo estadual como complemento de toda a montagem do evento. O secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, confirmou a realização da obra. Mas a cada dia que passa, o  tempo revela que essa obra pode não se realizar. Mas ainda reside um fio de esperança.

Semana Farroupilha – O mês de setembro prossegue com comemorações. Depois das homenagens ao aniversário da Independência do Brasil, teremos na sequência a Semana Farroupilha, que conta a formação cultural dos gaúchos. A Chama Crioula está no 14º BPM, onde permaneceu até esta quinta-feira, quando será inflamada na Praça Matriz. Porto Xavier distribuiu a centelha da Chama Crioula para todo o Estado e as caravanas de todas as regiões, enfrentaram dias de muita chuva com a galhardia e o orgulho gaúcho.

Cartilha dos passeios públicos – A Administração Municipal criou uma comissão técnica, formada por dez profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e atividades agregadas, para elaborar uma cartilha que indica como devem ser os passeios públicos (calçadas) em nossa cidade. Essa cartilha é um documento completo, perfeito, excelente, para modelar São Luiz Gonzaga como uma cidade capaz de facilitar a vida da população. A comissão organizadora da Expo São Luiz vai distribuir exemplares dessa cartilha aos moradores das ruas que dão acesso à cidade, para que se sintam estimulados a melhorarem as calçadas, a pintura das casas e outros melhoramentos na nossa paisagem urbana, para encantar os visitantes e facilitar a vida dos que moram aqui. Só que a cartilha é pouco lida e até mesmo pouco conhecida. A cartilha define o que é uma calçada ideal: “É aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável de todos os cidadãos.” Não é o que temos aqui, especialmente na zona central da cidade, onde as calçadas têm níveis variados, com elevações em frente de estabelecimentos comerciais, em alguns casos deixando a calçada em plano inclinado que dificultam a passagem dos pedestres por ali. Algumas pessoas caíram, reclamaram, sentem desconforto, mas o problema só aumenta, porque onde se fazem novas calçadas, observem, em frente as lojas existem elevações que tornam difícil o caminhar para quem transita por ali. A cartilha destaca que o artigo 5º da Constituição Federal estabelece o direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros, ou seja, qualquer pessoa (inclusive com mobilidade reduzida), deve ter o direito de chegar ‘confortavelmente’ a qualquer lugar.” Esse artigo da Constituição Federal não está sendo cumprindo aqui.

RS-165 – O asfaltamento da RS-165, que liga São Luiz Gonzaga ao Rolador, não é de boa qualidade e, além disso, todas as obras de arte (pontes) não foram feitas. Com as chuvas que ocorrem, o asfalto dessa rodovia sofreu muito e, com isso, as linhas de ônibus são cumpridas através de atalhos em trajetos longos e cansativos. A RS-165 não conquistou a boa vontade do governo do Estado, ao longo de vários mandatos de governadores. Por isso é uma obra inacabada, que é desmontada, lentamente, pelo tempo e o abandono.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…