• 2 de junho de 2023

VACINA – Os índices de vacinação no Brasil caíram a níveis críticos. O apoio dos meios de comunicação é expressivo, mas mesmo assim a estatística revela que ainda estamos longe de recuperarmos os índices de vacinação do passado. A vacina só atinge plenamente seu objetivo, quando consegue formar uma barreira para evitar o trânsito de vírus. E isso só ocorre quando a vacinação atinge níveis acima de 90%, o que não tem sido alcançado atualmente.

RECONHECIMENTO – A obra de Luiz Carlos Borges é tão vasta e rica em conteúdo que os anos vão passar, mas esse artista continuará sendo referência musical para o Rio Grande do Sul. Embora a biografia de Borges divulgada pela imprensa gaúcha não tenha registrado que foi em São Luiz Gonzaga a principal residência dele e de sua família, é inegável que foi aqui a sua iniciação musical.

ENCONTRO LATINO-AMERICANO – Foi oportuna a iniciativa do governo brasileiro de promover um encontro dos presidentes dos países da América do Sul. É importante formar um bloco, para se impor política e economicamente na relação com outros continentes. Mas a ênfase dada à presença do presidente venezuelano foi, a nosso ver, desnecessária, de certa forma desfocando o principal desse encontro.

SEMINÁRIO DE MÚSICA MISSIONEIRA –Nesta sexta-feira, São Luiz Gonzaga vai sediar o 1º Seminário de Música Missioneira. É uma iniciativa de grande significado, porque deve indicar a pesquisa que permitiu identificá-la, surgida em regiões do Paraguai, Argentina e do Rio Grande do Sul, onde prosperaram as reduções jesuíticas, juntamente com as culturas locais, produzidas pelas comunidades indígenas. Noel Guarany contribuiu muito para isso, mas não foi o único. Esse evento terá lugar no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun e se constitui em atração cultural da 8ª Festa do Arroz Carreteiro. A promoção é da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga.

SAÚDE – O plantão médico de urgência no Hospital São Luiz Gonzaga está atendendo um público acima de sua capacidade, que não é apenas local, porque abrange todos os municípios que constituem sua área de referência, com uma população que supera 85 mil habitantes. Com essa rotina, muitas pessoas que buscam atendimento precisam suportar longas esperas. Para minorar esse desconforto, a Secretaria Municipal da Saúde está fazendo chegar aos moradores da cidade, um pedido para darem preferência aos ESFs (postos de saúde) de seus bairros, nos horários em que estão abertos, das 7h às 12h e das 13h às 16h, quando não for caso de urgência. O serviço municipal conta com médicos e pessoal de apoio qualificados.

PETRÓLEO –A perfuração de um poço na foz do Rio Amazonas é uma pesquisa para verificar se existe lençol petrolífero que, pela sua imensidão, justifique investimento para ampliar a produção desse combustível. A oposição surgiu junto com essa notícia, sustentada na preocupação de que essa ação possa contaminar a qualidade da água do Amazonas e afluentes. O programa ambiental do governo ficou em situação de risco, aos olhos da opinião pública, o que exigiu um reexame da viabilidade dessa iniciativa. A imprensa brasileira destacou esta semana notícia indicando que a extração de petróleo em área sensível, ocorre atualmente em 91 países. Não identificamos a fonte, mas a divulgação certamente revela que as pesquisas em busca de petróleo continuam ocorrendo e isso poderia servir como suporte às razões do Brasil para fazer o mesmo.

REAÇÃO AMBIENTAL – O sistema bancário nacional decidiu que não vai dar respaldo financeiro aos frigoríficos que adquirirem carne de animais abatidos em área desmatada. Além de ser uma ação que visa conter o desmatamento, atende uma exigência dos compradores.

NACIONAIS – A inadimplência da classe média tem crescimento mais rápido, informa o jornal Valor Econômico. Mas assim mesmo, o mercado prevê aumento de 1,3% no PIB – Produto Interno Bruto. E Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, declarou que a inflação está apresentando sinais de declínio, melhorando o perfil da economia brasileira. Quem sabe, essa notícia poderá indicar uma redução na taxa da Selic, atualmente em 13,75%, na próxima reunião do COPOM – Conselho de Política Monetária.

PALAVRAS – Quando surgem novas palavras nas notícias é preciso dar-lhes seus significados para compreendermos o que estão nos dizendo. A palavra “misoginia” surgiu recentemente e fomos ao google para saber o que informa: “tem por definição o ódio às mulheres. Esse conceito abarca os sentimentos de desprezo, preconceito, repulsa e aversão às mulheres e ao que remete ao feminino.” Outra palavra, muita badalada, é a “nudes”: “usada para designar o uso de menos roupa do que é esperado para um encontro que reúne pessoas para diversos fins, como social ou cultural”.

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…