70 Anos de música – Irenita Borges Juchen viajou ontem para Porto Alegre, para participar hoje e amanhã das festividades que se realizarão na capital gaúcha, para comemorar os 70 anos de seu irmão Luiz Carlos Borges e 60 anos de carreira musical, iniciada aos 11 anos, como atração juvenil do conjunto Irmãos Borges. Hoje, Luiz Carlos Borges terá um encontro com a imprensa e, sábado, a festa musical para comemorar 70 anos de vida artística.
50 Anos no Cartório de Registro de Imóveis – Esta semana visitei o amigo Carlos Alberto Caíno em seu local de trabalho, o Cartório de Registro de Imóveis. Era para ser uma visita de cinco minutos, mas se estendeu por mais de uma hora. Caíno nos contou a sua trajetória desde que casou com Alice Vieira Marques (filha do dr. Dinar Vieira Marques e a prof. Zilá Lobato Marques), a formatura do casal, em Direito, em Cruz Alta, a definição pela residência em São Luiz Gonzaga e os 50 anos à frente do Cartório de Registro de Imóveis de São Luiz Gonzaga, cargo conquistado em concurso público.
Rotina – Com 84 anos de idade, Carlos Alberto Caíno sequer pensa em aposentadoria. A vida matrimonial se realiza plenamente, acrescida dos quatro filhos, dois nascidos em Cruz Alta e dois em São Luiz Gonzaga, acrescidos dos netos que chegaram a seguir. Nos mostrou o Cartório e a perfeita ordem dos enormes livros que preservam registros de terras urbanas e rurais desde 1890. Antes dessa data, contou Caíno, os registros de compra e venda de terras eram feitos pelo vigário da Paróquia de São Luiz Gonzaga, com o detalhe que esse registro não era obrigatório, mas também significava um documento para comprovar a posse.
O mapa da cidade – Entre tantas informações que nos transmitiu, Caíno destacou a boa qualidade do mapa (ruas, quarteirões) da cidade de São Luiz Gonzaga. É o documento original desta cidade e que orienta o Cartório de Registro de Imóveis, ao fazer a certidão que resume uma compra e venda de terras. Caíno não sabe quem fez esse mapa, mas elogia a sua boa qualidade. Na visita, Caíno nos pediu para testar a boa organização do Cartório. Então solicitei uma cópia do registro da casa adquirida pelos meus pais, onde moramos durante mais de 80 anos. Dadas as coordenadas, a certidão nos foi entregue em menos de 5 minutos. O acervo está pronto para ser informatizado.
Ações na comunidade – Em São Luiz Gonzaga, Carlos Alberto Caíno presidiu o Hospital São Luiz Gonzaga, durante vários anos e foi o responsável pelo seguimento da construção do novo edifício do Hospital São Luiz Gonzaga, recebido com a estrutura básica concluída. Entregou essa obra com parte do prédio em condições de uso, destacando o local definitivo do plantão médico. Presidiu a Sociedade Paroquial, entidade mantenedora da Igreja Católica, foi secretário da Administração na Prefeitura Municipal e concorreu a Prefeito de São Luiz Gonzaga.
Era apenas uma visita – Foi, realmente, apenas uma visita. Não tinha caneta, nem minha caderneta de anotações. O que ouvi do amigo Caíno, ficou guardado na memória. Foi apenas um bate-papo, que surgiu em meio aos livros do cartório. Mas, depois, já em casa, ao organizar minha pauta para esta coluna, decidi transformar a visita em informação para esta coluna.
Praça Cícero Cavalheiro – Centenas de são-luizenses elegeram a Praça (Centro Esportivo) Cícero Cavalheiro para seus momentos de lazer nos finais de semana. A praça recebe cerca de 200 pessoas. A maioria forma rodas de conversa para sorver o chimarrão, mas as crianças se divertem no parque infantil. Outros foram equipes e disputam partidas de futsal, vôlei ou então fazer exercícios na academia ao ar livre. A opção da caminhada tem adeptos, mas o calor reduziu o público dessa atração. A pista de skate tem vários admiradores, entre a meninada. A praça oferece muita sombra natural, que é desfrutada com muito gosto pela população.
Rio Grande do Norte – A informação mais recente que temos indica 300 ataques de bandidos em 52 municípios do Rio Grande do Norte. Consta que o ciclo da violência está se reduzindo. Mas é muito importante que o caso só se encerre com o desmonte dessa furiosa ação contra a ordem que todo o cidadão deve ajudar a construir.
Paixão se transforma em agressão – Em Minas Gerais, esta semana, rapazes e moças, vestindo camisetas do Cruzeiro, ocupavam uma mesa ao ar livre em frente a um bar. De repente, outro grupo de jovens, estes com camisetas do Atlético Mineiro, chegou ao local e passou a agredir furiosamente os cruzeiristas. Restaram feridos e presos, resultado de uma competição grosseira e estúpida.
Fundo municipal de proteção animal – O vereador Laureano Castilho (MDB) apresentou anteprojeto de lei na Câmara Municipal para criação de um Fundo Municipal de Proteção Animal. O debate deve alcançar a comunidade.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030