• 9 de junho de 2023

CLIMA – A Meteorologia informa que dois terços do território brasileiro, incluindo o Rio Grande do Sul, não terá chuvas nos próximos dias, com períodos de sol intenso, exigindo o uso de proteção solar para controlar a radiação ultra violeta, que precisa ser controlada. Por outro lado, outra informação indica que até o dia 21 do corrente, nossa região terá precipitações até o volume de 100mm. E ainda mais: a Baixa Umidade Relativa do Ar está facilitando a circulação do vírus da gripe, o que explica o grande número de casos, inclusive com hospitalização e até mortes.

TÍTULOS ESTADUAIS – São Luiz Gonzaga tem duas identificações de grandeza estadual, por terem sido oficializadas pela Assembleia Legislativa do Estado, como a Capital Estadual da Música Missioneira e a Capital do Arroz de Carreteiro, que teve, no recente fim de semana, excepcional festividade na Praça Jayme Caetano Braun, alusiva ao aniversário de nossa cidade.

MEIO AMBIENTE – Segunda-feira foi comemorado o Dia Nacional do Meio-Ambiente, com eventos diversos por todo o País, graças ao nível crescente de conscientização da população brasileira. Nesse dia, o governo federal lançou Plano de Preservação da Amazônia, que terá ações de 17 ministérios. O presidente Lula e a ministra Marina Silva se pronunciaram, destacando os quatro eixos do plano. A meta é chegar em 2030 com “Zero Desmatamento” no Amazonas.

VELOCIDADE – A Polícia Rodoviária Federal informa que aumentou o número de mortes em rodovias federais no Rio Grande do Sul, envolvendo motociclistas. Na área urbana de São Luiz Gonzaga os motociclistas transitam pela cidade em alta velocidade, criando desnecessárias situações de risco para muitas pessoas. Algo deve ser feito, antes que aconteçam desastres que custem vidas.

JUNHO DE 2013 – Foi em junho de 2013 que a população brasileira foi às ruas para protestar contra um aumento de 20 centavos nas passagens do transporte coletivo urbano. De repente, o que parecia ação limitada a um pleito, ganhou combustível para criar um fato nacional que está na História do Brasil. Dez anos depois, esse episódio ganha mais peso em nossa realidade.

ENEM – Estão abertas as inscrições para o Enem. As provas serão realizadas, em princípio, no mês de novembro.

DISPUTAS – Duas grandes disputas por cargos públicos começam a chamar a atenção da opinião pública, porque serão disputadas por vários interessados. Sabe-se que pelo menos sete interessados desejam a PGR – Procuradoria Geral da República, e um número, ainda não conhecido, dos que pretendem ser indicados, no segundo semestre deste ano, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. Já existe campanha para que essa cadeira seja oferecida a uma mulher, mas consta que o presidente Lula já tem vários nomes masculinos desejando essa cadeira.

ESCÂNDALO – O super-faturamento na compra de materiais para aulas de robótica, em escolas públicas de Alagoas, impressiona pelos detalhes. O material foi adquirido por R$ 2.500,00 a unidade, por uma empresa que repassou ao Estado por um valor 10 vezes maior. O escândalo causou a demissão de um servidor que atuava no gabinete de um deputado federal e também de um servidor do Ministério da Educação.

MAIORIA – Os negros são maioria no Brasil, com 51% da nossa população.

SORRISO – No Japão, a população está recebendo aulas para reaprender a sorrir. Nesse país, o uso da máscara fácil é antigo e ganhou força com a pandemia. Vencida essa crise, os japoneses estão sendo convidados a retirar a máscara e sorrir. Como muitos desaprenderam, o Japão decidiu ensinar como se pode chegar a ter um sorriso, de forma natural.

O MUNDO SABE – “O mundo sabe que quando Lula fala sem roteiro, erra”, afirmou um pesquisador português, que acompanha os pronunciamentos do presidente brasileiro.

PALAVRAS – “Catatônico” – Síndrome comportamental caracterizada pela incapacidade de se mover normalmente, ausência de fala e comportamento desequilibrado. Para usar as palavras, é preciso conhecê-las.

Para colocar no centro da coluna

EXPO SÃO LUIZ – Dia 19 deste mês, a Expo São Luiz vai anunciar os shows contratados. Foi definido que a APAE continuará com a bilheteria e a administração dos estacionamentos, serviço que será remunerado à entidade. As vendas de camarotes no pavilhão dos shows e os ingressos antecipados, terão datas em breve.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…